Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Bicudo da cana pode causar danos de produtividade de até 25 toneladas por hectare aos canaviais

Bicudo da cana pode causar danos de produtividade de até 25 toneladas por hectare aos canaviais
Compartilhe!

Praga ocorre o ano todo e é preciso quebrar o ciclo populacional; especialista orienta sobre manejo integrado entre produtos

A cana-de-açúcar é cultivada em mais de 100 países ao redor do mundo, sendo o Brasil o maior produtor do planeta, com mais de R$ 100 bilhões movimentados por ano. Pela perenidade do plantio, o manejo da cultura requer muita atenção para alcançar bons índices de produtividade. Atualmente, uma das pragas que mais causa danos ao canavial é o bicudo da cana (Sphenophorus levis), que pode reduzir a produção em até 25 toneladas de cana/ha por safra ou a cada 1% de toco atacado os estragos são na faixa de 1,6 toneladas de cana/ha.
 

“As perdas vão muito além da tonelada de cana ou da qualidade de matéria-prima. Essa é uma praga que reduz a população de plantas e, consequentemente, a longevidade do canavial, fazendo que o agricultor retire menos cana no ciclo. Em média, os canaviais produzem de 5 a 7 colheitas ou cortes. Em áreas com altas infestações, muitas vezes, só será possível extrair de 3 a 4 colheitas. Esse é um impacto muito grande na receita do produtor canavieiro”, destaca Maurício Oliveira, gerente de marketing regional da FMC.
 

Ele ainda esclarece que apesar de voar e se locomover pouco, o bicudo se propaga por meio das cargas de cana destinadas às mudas, colhedoras mal higienizadas e implementos agrícolas sujos. Por conta desses fatores, a disseminação do Sphenophorus ultrapassou o estado de São Paulo, principal região produtora canavieira do país, e, hoje, ele pode ser encontrado também em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.
 

Além disso, diferentemente de outras pragas, o bicudo ocorre durante todo o ano, sendo que os adultos aparecem mais no período úmido e as larvas no período seco. Por conta dessa característica e para reduzir os potenciais danos, é importante que o agricultor programe um manejo que quebre o ciclo da praga, em diferentes épocas.
 

No portfólio da FMC, empresa de ciências para agricultura, o produtor encontra produtos para controlar a mesma praga em momentos distintos do ano. Para controlá-lo, é necessário mais de uma aplicação ao longo da safra e com Premio® Star, no início e meio da safra, entre abril e agosto, e Verimark®, no período úmido, a partir de setembro até março, isso é possível. “Ambos têm um alto poder inseticida, sistemicidade e um longo período residual. Com essa possibilidade de manejo, o produtor, além de ter o controle do bicudo, fará o controle da broca-da-cana (Diatraea saccharalis) e da cigarrinha das raízes (Mahanarva fimbriolata), por um período muito longo”, explica Maurício.
 

O gerente ainda ressalta os benefícios da integração entre esses produtos: “O objetivo de utilizá-los no mesmo manejo é que eles trabalhem para a redução das formas biológicas do Sphenophorus, controlando o adulto e as larvas e, assim, quebrando o ciclo e, consequentemente, reduzindo os danos ao canavial”.
Sobre a FMC

A FMC Corporation é uma empresa global de ciências agrícolas dedicada a ajudar os produtores a produzir alimentos, rações, fibras e combustíveis para uma população mundial em expansão, ao mesmo tempo que se adaptam a um ambiente em mudança. As soluções inovadoras de proteção de cultivos da FMC – incluindo produtos biológicos, nutrição de cultivos, agricultura digital e de precisão – permitem que produtores, consultores de cultivos e profissionais de manejo de pragas enfrentem seus desafios mais difíceis economicamente e, ao mesmo tempo, protejam o meio ambiente. Com aproximadamente 6.600 funcionários em mais de 100 locais em todo o mundo, a FMC está comprometida em descobrir novos ingredientes ativos herbicidas, inseticidas e fungicidas, formulações de produtos e tecnologias pioneiras que sejam consistentemente melhores para o planeta. Acesse o site da FMC para saber mais e siga-nos no LinkedIn®.

FMC e o logotipo da FMC, assim como o Premio® Star e Verimark®, são marcas comerciais da FMC Corporation ou afiliada. Produtos de uso agrícola. Consulte sempre um engenheiro agrônomo. Sempre leia o rótulo e siga todas as instruções, restrições e precauções de uso do produto.

Por Alfapress Comunicações/Ingrid Ribeiro

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...