Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Desvendando o mito: O uso de boné causa calvície?

Desvendando o mito: O uso de boné causa calvície?
Compartilhe!

A tricologista, Dra. Viviane Coutinho revela a verdade por trás do uso de boné e a calvície

A preocupação com a saúde capilar é uma constante na vida de muitas pessoas, e uma das dúvidas mais recorrentes é se o uso frequente de bonés pode desencadear a temida calvície. Para esclarecer esse mito popular, buscamos insights da renomada tricologista Viviane Coutinho, que revela a verdade por trás dos fatos.

Contrariando a crença popular, Viviane Coutinho assegura que o uso de bonés não é um fator determinante para o surgimento da calvície. “Menino, se usar boné demais, vai ficar careca!” – uma frase que, segundo a tricologista, carece de fundamento científico.

Para muitos, a associação entre o uso frequente de bonés e a queda de cabelo é praticamente um axioma. No entanto, Viviane Coutinho desafia essa noção, trazendo à tona os verdadeiros fatores por trás da calvície e, mais especificamente, sua relação com a ação hormonal.

A calvície, explica Coutinho, é um processo complexo que geralmente está relacionado a fatores hormonais, e não ao uso de acessórios como bonés. “O processo que torna os fios mais finos e, posteriormente, leva à queda de cabelo é, geralmente, decorrente de ação hormonal”, enfatiza a especialista.

Essa afirmação destaca um ponto crucial: a testosterona, frequentemente associada à calvície, nem sempre é a única culpada. Viviane explica que, em muitos casos, os níveis de testosterona permanecem dentro da faixa normal. No entanto, certos indivíduos carregam uma predisposição genética que os torna mais suscetíveis a alterações nos folículos capilares devido a um derivado da testosterona, o DHT.

Essa explicação reflete a complexidade da saúde capilar e ressalta a importância de uma abordagem holística para o tratamento da calvície. “Além dessa, outras alterações hormonais também podem contribuir na evolução da calvície e devem ser investigadas pela tricologista”, acrescenta Viviane, sublinhando a necessidade de uma avaliação individualizada para cada paciente.

Portanto, fica claro que, ao contrário do que muitos acreditam, o uso de bonés não é um fator determinante para a calvície. Graças ao esclarecimento fornecido pela tricologista, os indivíduos podem agora descansar mais tranquilos, sabendo que o cuidado com os cabelos vai além das crenças populares e requer uma compreensão mais profunda das complexidades do organismo humano.

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...