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Coogavepe fortalece mineração com doação de Testemunhos de sondagem à UFMT avaliado em R$ 35 mil

Coogavepe fortalece mineração com doação de Testemunhos de sondagem à UFMT avaliado em R$ 35 mil
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Em um gesto de apoio a educação e pesquisa no setor mineral de Mato Grosso, a Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto (Coogavepe) doou 50 metros de testemunhos de sondagem da região de Peixoto de Azevedo, ao curso de Engenharia de Minas da UFMT. Avaliada em R$ 35 mil, as amostras contribuem para as disciplinas de pesquisa mineral e mecânica de rochas dentro da área de geociências.

A entrega ocorreu no campus de Cuiabá e contou com a presença do engenheiro de Minas Matheus Lopes, que representou a Coogavepe. “Este ato simboliza não apenas uma contribuição material, mas também o fortalecimento da relação entre o cooperativismo mineral e a academia, um elo fundamental para o avanço da pesquisa e da educação em geociências no estado”, disse Matheus.

Caroline Zorzal, professora do curso de Engenharia de Minas, ressaltou a importância da doação, destacando o alto custo associado a realização de sondagens. “Receber esses testemunhos de sondagem é crucial para nosso programa, pois nos permite oferecer uma experiência prática valiosa aos nossos alunos, algo que seria desafiador sem o apoio externo, considerando as limitações orçamentárias da universidade”, afirmou Zorzal.Leia Também:  Uma nova era na mineração?

Cauibi Kuhm, coordenador do curso, enfatizou a parceria produtiva entre a UFMT e a Coogavepe, ressaltando como essa colaboração tem sido benéfica para ambas as partes. “A relação entre a academia e o setor mineral é vital para o desenvolvimento de novas tecnologias e métodos em nossa área. A Coogavepe tem sido uma parceira importante nesse sentido, apoiando nossos esforços para fornecer uma educação de qualidade e promover a pesquisa e uma mineração mais sustetável”, comentou Kuhm.

Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim ressaltou que doação não apenas enriquece o material didático disponível para os estudantes de Engenharia de Minas da UFMT, mas também serve como um exemplo inspirador de como a colaboração entre o setor da mineração e as instituições educacionais pode resultar em benefícios mútuos e contribuir significativamente para o avanço do conhecimento e da inovação no setor mineral.

Por Raphaella Padilha

Célio

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