Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Concessão transformou trecho da BR-163 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA)

Concessão transformou trecho da BR-163 entre Sinop (MT) e Miritituba (PA)
Compartilhe!

A melhor maneira de avaliar a concessão de uma rodovia é ver o antes e depois. O Estradas.com.br resolveu fazer essa checagem no trecho da BR-163, entre Sinop(MT) e Miritituba (PA).

A concessão está sob o comando da Via Brasil BR163, do Grupo Conasa, especializado em infraestrutura. Com sede em Londrina, PR, a Conasa Infraestrutura está presente nas 5 regiões do Brasil, em 9 estados através de 25 empresas, gerando mais de 2300 empregos diretos.

O desafio é gigantesco. Significa cuidar da gestão de 1.009 quilômetros atendendo 12 municípios, numa região com diversas peculiaridades, em que a fauna variada convive com carretas super pesadas. É o Brasil que cresce, mas que a maioria dos brasileiros do Sudeste e Sul desconhecem.

O trecho é um dos principais corredores para o escoamento da produção de grãos do Centro Oeste e Norte, ligação da produção do agronegócio aos terminais portuários do Arco Norte (Rio Tapajós).

São 1009 km de concessão ligando Mato Grosso ao Pará

Concessão prevista para 10 anos

O contrato, fiscalizado pela ANTT- Agência Nacional de Transportes Terrestres, teve início em em 4/5/22 e prevê R$ 4 bilhões de investimentos. A previsão são de dez anos de operação.

A previsão é da geração de 1.830 empregos (diretos) e 799 (indiretos). Impacto relevante para o trecho de 12 municípios, sendo 8 no Mato Grosso e quatro no Pará.

Atualmente o usuário conta com guinchos, inclusive para veículos pesados, ambulâncias, 0800, painéis com mensagens. Em média são cerca de 140 atendimentos para usuários e veículos por dia.

A cada mês são mais de 100 atendimentos clínicos, cerca de 900 remoções de animais, quase três mil atendimentos mecânicos, além do combate aos incêndios diários.

Nos próximos meses, o Estradas.com.br vai mostrar um pouco da realidade de cuidar de um trecho tão importante mas ao mesmo tempo tão particular. Onde a estrada e o meio ambiente precisam de uma convivência harmônica e os usuários um suporte que só encontram nos trechos mais desenvolvidos do país.

Afinal, ficar parado numa rodovia de São Paulo a noite, é muito diferente de enfrentar uma pane mecânica ou problema de saúde numa região em que a natureza comanda as ações. Para que os usuários tenham ideia, a concessionária precisa ficar atenta as condições de saúde dos funcionários.

Para isso realiza testagem de malária nos colaboradores de todas as unidades. Uma iniciativa importante, pois todas as unidades da concessionária estão localizadas na região amazônica, que concentra 99% dos casos da doença no país.

Antes e Depois

Para melhor compreender os benefícios que os investimentos da concessionária Via Brasil BR-163 traz, nada melhor que ver o antes e depois. Essas transformações você pode confirmar com quem conhece o trecho de longa data mas também checar nos registros fotográficos.

Veja por exemplo, como era a situação do trecho paraense entre Castelo dos Sonhos, distrito de Altamira no Pará,  e a cidade de Novo Progresso.

ANTES

Realidade do trecho do km 236 antes da concessão da BR-163
Realidade do trecho paranense do km 236 antes da concessão da BR-163

DEPOIS

Depois da concessão no trecho paraense do km 236
A transformação do trecho paraense na altura do km 236

Esta nova realidade de um Brasil que segue na via do progresso e recusa o atraso, que você poderá acompanhar no Estradas.com.br nos próximos meses. Detalhando os desafios enfrentados pela equipe da Via Brasil BR-163 para oferecer aos usuários dessa região, uma rodovia digna e compatível com as necessidades de desenvolvimento da região e do país.

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...