Coogavepe torna se uma referência nacional e recebe Missão Técnica da Frente Parlamentar de Mineração Sustentável do Congresso Nacional com integrantes da Câmara Setorial de Mineração da ALMT, do IBGM e da OCB
A Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Rio Peixoto – Coogavepe, recebeu nesta quinta-feira (05) a missão técnica da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin) através de seu Presidente o Deputado Federal, Zé Silva (Solidariedade-MG), o Diretor Executivo do IBGM – Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos, Ecio Morais e os representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Cooperativas de Garimpeiros de Aripuanã e Alta Floresta e das Federações de Mineração de Mato Grosso e do Estado do Pará.
Na programação, visitação a todos os departamentos da sede da Coogavepe, apresentação do quadro técnico multiprofissional, exposição da metodologia de gestão cooperativista e palestra expositiva dos princípios e valores da maior cooperativa de garimpeiros do Brasil que atualmente conta com mais de 7.000 cooperados.
Acompanhado por membros da diretoria da cooperativa de garimpeiros, autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo Municipais, empreendedores do ramo mineral e a imprensa regional, a missão técnica da FPMin esteve conhecendo de perto a operação de uma frente de lavra garimpeira legalizada na região da Gleba Liberdade no município de Matupá, constatando ‘In Loco’ o processo de produção e desenvolvimento sustentável da mineração de pequena escala.
Cumprindo o cronograma, a comitiva esteve na sede da Indústria de Transformação – Comercial Santarém – estabelecida no Bairro Aeroporto e que é pioneira no Vale do Peixoto no ramo de fabricação de máquinas, ferramentas e equipamentos empregados na cadeia produtiva mineral.
Eles estiveram também em uma das mais antigas compras de ouro de Peixoto de Azevedo (Ouro Lhó Coluna DTVM) e verificaram o cumprimento de todas as exigências e obrigatoriedades da legislação com relação as operações de compra e venda de ouro, inclusive com a emissão da nota fiscal.
Constou na agenda da missão técnica da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável, passagem pelo Centro Tecnológico de Mineração e Viveiro de Mudas da Coogavepe, ocasião em que conheceram as dependências físicas utilizadas para desenvolvimento de pesquisas, estudos, projetos e ações ambientais e sociais, experimentos tecnológicos, cultivo de mudas, dentre outras atividades.
O presidente da Câmara Municipal de Guarantã do Norte, vereador Valcimar José Fuzinato, marcou presença no evento e destacou a importância do setor de mineração para o desenvolvimento da região e do Brasil. “Gostaria de destacar que o trabalho da Coogavepe é um orgulho para nós e é um forte instrumento de impulsão do desenvolvimento econômico, social e ambiental da nossa região. Na pessoa do presidente Gilson Camboim e do Humberto Paiva manifesto meus cumprimentos a todo quadro de pessoal da Cooperativa Coogavepe. Ressalto a Importância da presença do deputado Zé Silva presidente da Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), da Dra. Pamela representando a Câmara Setorial Temática de Mineração da Assembleia Legislativa de Mato Grosso bem como os representantes dos demais segmentos que se fizeram presentes. Foi um evento muito importante e tenho certeza que vai fortalecer e fazer surgir novos e bons frutos para o nosso setor de mineração.” Comentou Valcimar.
“Uma visita extremamente satisfatória e já estamos preparando um conjunto de sugestões que poderão se tornar leis que venham otimizar as politicas públicas para o setor mineral. Faremos todas as gestões necessárias nos ministérios, autarquias, câmara dos deputados, senado federal e na própria Presidência da República para consolidação da mineração como uma importante ferramenta de crescimento sustentável para todas as regiões brasileiras. Digo sem medo de errar, a Coogavepe é uma referencia nacional”, disse o Deputado Federal Zé Silva.
Estão inclusos na pauta prioritária do setor mineral, a validação do trabalho do garimpeiro no sistema previdenciário nacional, aprimoramento da estrutura funcional da Agência Nacional de Mineração (ANM), viabilização de programas de incentivo governamental, maior investimento em pesquisa e inovação tecnológica, diminuição das desigualdades regionais e cooperações técnicas ampliadas em projetos ambientais.
O Presidente da Coogavepe, Gilson Camboim, destacou que a missão técnica da FPMin será fundamental para sensibilizar os Governos Estadual e Federal a propor avanços nas políticas públicas direcionadas ao empreendedorismo mineral de pequeno e médio, potencializando principalmente as cooperativas a desenvolverem toda assistência e consultoria nos processos de lavra e beneficiamento do minério, gerando trabalho, riqueza, agregando valor para os cooperados e as comunidades envolvidas.
Da Assessoria com Notícia Vip