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Escola militar no Médio Norte desenvolve projeto de sustentabilidade ambiental com horta hidropônica

Escola militar no Médio Norte desenvolve projeto de sustentabilidade ambiental com horta hidropônica
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Visando estimular a conscientização ambiental, além da inclusão social da comunidade escolar, professores e estudantes da escola estadual militar Dr. Manoel José Murtinho, em Diamantino (370 quilômetros de Sinop), desenvolveram o projeto “Horta Escolar: Plantando Sementes de Educação Ambiental”. A atividade consiste na implementação de uma horta hidropônica, que já está em funcionamento e deverá proporcionar experiências de aprendizagem mais interativas, integrando diversas áreas de conhecimento, como ciências, matemática, biologia e meio ambiente.

O diretor da unidade e primeiro-tenente da Polícia Militar, Maycon David Zanetti, contou que se trata de sistema de cultivo de plantas sem solo, utilizando água e nutrientes. O método é eficiente, econômico e sustentável, permitindo a produção de alimentos em áreas urbanas e rurais de forma acessível e sem agredir o meio ambiente. A ação ainda deve contribuir no desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes, como colaboração, respeito às diferenças e empatia.

Maria Quitéria, professora da Sala de Recurso Multifuncional da escola, falou da revelevância do projeto e como abrange o núcleo escolar. “A horta hidropônica é uma atividade que pode ser realizada por pessoas com diferentes habilidades e necessidades especiais. Trabalhar com a educação inclusiva nesse projeto ajuda a promover a inclusão social”.

Já para a professora Irenilda Almeida, as novas programações serão importantes na integração entre os alunos e os demais profissionais da escola. Em todas as ações, existe um fator que pode ser utilizado como fonte de aprendizado para os estudantes, Ele também pontuou sobre a experiência de contato com a natureza, onde a comunidade age como um “laboratório vivo”, podendo trabalhar os mais variados temas, além de conhecer melhor os alimentos e experimentá-los.

O coordenador do projeto na escola, Marcelo Viana, ressaltou que, além de contribuir para a consciência socioambiental dos dicentes, a horta os ensina sobre a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

“A implantação de uma horta hidropônica na escola deverá trazer diversos benefícios, como o estímulo de uma alimentação que garanta, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa. Ao plantar e cultivar alimentos na horta hidropônica, os estudantes aprendem a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, além de que isso contribui para a consciência socioambiental dos estudantes, com responsabilidade na atuação do ser humano sobre a natureza, visando diminuir os impactos e melhorar as condições de vida no planeta”, finalizou.

Fonte: Só Notícias
Artigo original em > www.sonoticias.com.br

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