Renault Oroch 2023: impressões ao dirigir
A Renault Oroch 2023 chega com identidade própria, largando o nome Duster de lado para se tornar um produto independente.
Com preços a partir de R$ 105.800 e três versões disponíveis, a Oroch 2023 mostra um visual diferenciado na versão Outsider, que foca muito no off road, inclusive usando pneus de uso misto, o LTX Force da Michelin.
Disponível na versão de trabalho Pro, bem básica para atuação em frotas, assim como na intermediária Intense, um pouco mais recheada, mas compartilhando a mecânica 1.6 SCe de até 120 cavalos e seis marchas, a Oroch 2023 quer mesmo é vender a top.
Nesse caso, a proposta é até interessante, ainda mais que o propulsor 1.3 TCe de até 170 cavalos e 27,5 kgfm, empurra muito bem. Ainda assim, fico a impressão de que poderia ter mudado mais, mas vejamos.
Renault Oroch 2023 – Impressões visuais
Apesar da busca por identidade própria, a Oroch 2023 ficou ainda mais parecido com o Novo Duster, com grade maior e cromada, acompanhada do conjunto ótico simples, sem luzes diurnas em LED.
O overbumper em preto brilhante e com faróis de milha é uma boa decoração e só traz a vantagem de ter os tais dispositivos óticos, ainda que hoje seja mais rara a necessidade de se dispor deles.
Com saias de rodas abauladas levemente, a Oroch 2023 chama atenção mesmo pelas belas rodas diamantadas com fundo preto, que saltam aos olhos.
Foi bem aplicado o santantônio personalizado, enquanto a capota marítima ajuda a compor o visual. Lanternas escurecidas e o nome Oroch também não ficaram ruins, mas a tampa da caçamba deveria ser mais leve.
Nada contra não ter amortecimento, mas hoje em dia até “monstras” como a RAM 1500 Rebel tem recursos nesse sentido. Faltou o sensor de aproximação do Duster, assim como o botão de partida.
Os bancos são aceitáveis, mas o volante ainda fica aquém da proposta, assim como o painel, que não precisa ser emprestado do Captur, porém, a ideia da Renault é distanciar a Oroch do Duster.
Pensando nisso, fez um novo arranjo do painel, com multimídia no alto, um elemento vazado ao centro e reposicionamento dos botões. O ar condicionado digital não é totalmente o mesmo do Duster, o restante é do SUV.
O carro testado levava um acessório interessante, um carregador indutivo fixado sobre o porta-copos duplo. Isso ajudou no teste porque o aparelho móvel projetou o Android Auto sem fio (tem CarPlay também).
A Oroch 2023 tem câmera de ré, mas não as quatro do Duster e carece tanto quanto ele, de luzes de leitura. Está um degrau abaixo do SUV e isso é notado até no capô, que tem somente um amortecedor diante dos dois do utilitário esportivo.
Renault Oroch 2023 – Impressões ao dirigir
Com motor 1.3 TCe, a Oroch 2023 anda muito bem. Nas primeiras impressões, a picape leve da Renault apresentou respostas rápidas nas saídas e também em retomadas no trânsito.
A calibração do CVT – que simula oito marchas – é melhor para o dia a dia urbano, mas na estrada, ela ainda desliza ao se exigir o pedal em velocidades mais altas.
Girando a 1.850 rpm, mesma rotação do Novo Duster Turbo, a Oroch Outsider 2023 tem uma boa condução em rodovia, elevando o giro quando exigido até perto dos 5.000 rpm.
Só mesmo em velocidades mais baixas ou em linearidade, alcança-se 5.500 rpm, quando ocorre o corte. A Oroch 2023 também apresentou bom comportamento dinâmico, ficando mais firme nas curvas e mudanças de trajetória.
No entanto, outro item que diz que a Oroch 2023 está em patamar diferenciado do Duster, ou seja, abaixo dele, é a direção eletro-hidráulica, sempre mais dura que uma hidráulica e pouco eficiente.
Os freios são suficientes e a suspensão continua bem robusta, garantindo ainda um bom desempenho em terrenos acidentados com a suspensão traseira multilink.
No teste, ainda não se sabe a causa, houve uma falha no controle de tração e estabilidade. Isso nos proporcionou uma experiência diferente, que foi andar sem tais assistências.
É aí que realmente se nota como o 1.3 TCe é muito mais forte em um carro leve como a Oroch, produzindo cantadas de pneus que jamais existiriam com os dispositivos ligados. Com ronco mais forte e comportamento arisco, a picape ficou interessante…
Claro, pode-se desativar o controle de estabilidade, mas o de tração sempre continuará ativo. Ele é que realmente fez a diferença no comportamento. Isso também nos fez lembrar do Renault Sandero R.S. 2.0 e agora imaginamos como seria o hot hatch com o 1.3 TCe…
Se com tudo ligado, é possível notar um leve abano da frente da Oroch, então imagine sem. Bem, nessas primeiras impressões, a picape da Renault melhorou muito, mas ainda continua muito simples.
Faltam mais equipamentos dado o preço, mas o 1.3 TCe compensa em parte. Vamos ver mais a fundo na Avaliação NA, em breve.
Renault Oroch 2023 – Galeria de fotos
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