Polato aposta em tecnologia e investe R$ 100 milhões em nova indústria de sementes em MT
O projeto integra a expansão de uma empresa familiar genuinamente mato-grossense, com investimento e padrão tecnológico comparáveis aos de grandes multinacionais
Culture Comunicação | Assessoria Polato
A Polato Sementes inicia, em fevereiro, a operação de uma nova Indústria de Beneficiamento de Sementes (IBS) em Pedra Preta (MT), com investimento de R$ 100 milhões. Projetada para dobrar a capacidade produtiva da empresa, a unidade chega com automação de processos, controle digital de qualidade e tecnologias embarcadas em todas as etapas, elevando a capacidade de produção para 1 milhão de sacas por ano.
A nova estrutura tem como principal objetivo aproximar a oferta de sementes do produtor rural, com logística mais ágil para atender todo o estado. O projeto, de origem mato-grossense, foi desenvolvido com padrão tecnológico comparável ao de grandes multinacionais do setor.
“A Polato nasceu em Mato Grosso como uma das pioneiras no plantio de algodão em um estado que ainda estava se estruturando. Hoje, avançamos para uma nova etapa, industrial e tecnológica. Comemoramos 45 anos da Polato sem perder a essência de quem construiu essa história lado a lado com o agricultor”, afirma.
Diferente do modelo de uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), a indústria foi concebida dentro do conceito 4.0 e preparada para manter sua estrutura tecnológica e atual pelos próximos 30 anos. Os equipamentos de beneficiamento, em sua maioria importados dos Estados Unidos, oferecem desempenho superior ao da planta anterior, com máquinas que têm mais de 30% de capacidade adicional e níveis elevados de automação.
“Quando falamos em inovação na indústria de sementes, estamos falando de fazer muito mais em menos tempo, e isso tem impacto direto para o produtor. No período do plantio, ele precisa que a semente seja beneficiada e chegue muito rapidamente para que possa plantar no momento certo e com melhor custo. Estamos falando de 25 toneladas hora de beneficiamento, 25% a mais do que 20 toneladas a hora do mercado”, explica Orlando Henrique Polato, CEO da Polato.
A expansão industrial também impulsiona o portfólio da empresa. Com a nova planta, a Polato já obteve quatro novos licenciamentos e dobrou a oferta de produtos, passando de 15 para 30 cultivares, incluindo materiais exclusivos. Além de soja e algodão, a empresa passa a ofertar sementes de sorgo a partir deste ano.
Por Lorena Bruschi




