Sindicato Rural de Guarantã do Norte e Senar estão realizando o curso de produção artesanal de derivados do leite
O Sindicato Rural de Guarantã do Norte/MT, em parceria com o Senar, está realizando mais um curso, voltado à valorização da produção artesanal e ao fortalecimento da agroindústria familiar, ou para o dia-a-dia da família.
Durante a capacitação, os participantes estão tendo a oportunidade de aprenderam as técnicas de transformação do leite em produtos como: requeijão cremoso, iogurte natural, manteiga, doces de leite, entre outros derivados.
O curso está sendo aplicado pela instrutora do Senar, Patrícia Tomborelli, que está repassando conhecimento para as participantes, sobre boas práticas de fabricação, higiene, conservação e comercialização, incentivando a agregação de valor à produção leiteira local. “Nesse curso está sendo repassado as possíveis formas que podemos trabalhar com o leite, tanto na parte de doces como salgados”, explicou a instrutora.
Patrícia Tomborelli, relatou que, o Senar também oferece cursos mais voltados para a partes dos queijos, já o curso que está sendo oferecido é mais a parte de produtos doces, derivados do leite como, o doce pastoso que pode ser adicionados sabores de ameixas, coco, chocolate, além dos doces em barras, além de um doce regional conhecido como “cachorrada”, feito do leite coalhado. “Neste curso estamos ensinando a técnica do requeijão, tanto o cremoso como o de corte, além do iogurte e a manteiga de garrafa”.
Por Célio Ribeiro/Roteiro NotíciasFotos: Izabel Santos




