Relacionamentos liberais e o peso do Segredo
Viver em sigilo: por que tantos adeptos do universo liberal optam pela discrição?
A cena liberal, que envolve práticas como swing, ménage e relacionamentos não monogâmicos, cresce a cada ano no Brasil. Mas junto ao crescimento, também permanece uma característica marcante: o segredo. Muitas pessoas preferem manter sua vida sexual e afetiva paralela distante do convívio familiar, profissional e até mesmo das rodas de amizade. O silêncio, porém, não significa necessariamente vergonha. Para muitos, é sinônimo de liberdade e segurança.
Por que esconder?
Para o head de marketing do App de encontros casuais Ysos, Gustavo Ferreira, o segredo não precisa ser visto como um peso. “Muitos casais e solteiros relatam que a discrição aumenta a sensação de cumplicidade e liberdade. O mais importante é que o segredo seja uma escolha consciente, feita com base em segurança e conforto, e não fruto de repressão ou culpa”, afirma.
Para ele, aplicativos focados no universo liberal ajudam a oferecer segurança. “O nome Ysos vem justamente da ideia de confidencialidade: Your Secret is Our Secret. A proposta é permitir que cada pessoa escolha o quanto deseja se expor, controlando quem vê fotos, mensagens e informações pessoais”, explica.
O principal motivo para manter o sigilo está no medo do julgamento social. “Embora as práticas liberais estejam mais visíveis, ainda carregam estigmas. A discrição acaba sendo a forma encontrada por muitas pessoas para preservar não apenas sua intimidade, mas também suas relações sociais e profissionais”, comenta.
A importância do segredo para quem vive o meio liberal
Carine* está casada há 27 anos, 10 deles dentro do meio liberal. Para ela, o motivo de manter-se em segredo é o receio de que as pessoas não entendam seu estilo de vida. “A família do meu marido é mais conservadora e não aceitaria muito bem”, explica.
Com filhos adultos, ela conta que a qualquer sinal de desconfiança, sua resposta é padrão: “não pergunte o que você não quer saber a resposta”. Além disso, perto de outras pessoas, ela mantém a discrição e evita falar sobre assuntos mais íntimos.
O papel da tecnologia
Gustavo explica que o App é adaptado tanto para quem é mais desinibido quanto para aqueles que se mantém sob anonimato. “Nós oferecemos recursos pensados para preservar a privacidade, como chats seguros, filtros de compatibilidade e controles de exposição; Assim, cada um pode explorar seus desejos com tranquilidade”.
Ele também comenta que esse é um cenário em constante transformação, à medida que a sociedade evolui sua visão em torno do universo liberal. “O próprio APP acompanhou esse movimento: quando foi lançado, não era permitido o uso de fotos de rosto na galeria pública, justamente para garantir o anonimato dos usuários”, diz.
Ao longo do tempo, casais que não viam problema em se declararem liberais solicitaram a possibilidade de se mostrarem sem filtros, e o app se adaptou, liberando o uso dessas imagens para quem desejasse. “Essa mudança ilustra como as práticas e ferramentas digitais se ajustam às novas demandas de transparência, diversidade e autoconfiança”, diz.
Sobre o Ysos
O Ysos é um aplicativo que permite os amantes do sexo liberal a encontrar o terceiro elemento para um ménage a trois . Lançado em 2018 pelo Sexlog, maior rede social adulta do país, a plataforma está disponível para Android e iOS e pode ser baixada na Play Store e na App Store.
Por Manuella Tavares



