Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Deputada Coronel Fernanda propõe Mesas Redondas para fortalecer  setor de em Mato Grosso

Deputada Coronel Fernanda propõe Mesas Redondas para fortalecer  setor de em Mato Grosso
Compartilhe!

Iniciativa foi aprovada na Comissão de Agricultura da Câmara e visa ouvir produtores, debater desafios e promover o desenvolvimento sustentável

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (9) o requerimento apresentado pela deputada federal Coronel Fernanda (PL-MT) que propõe a realização de Mesas Redondas em municípios estratégicos de Mato Grosso para debater o fortalecimento do setor de base florestal.

A iniciativa visa aproximar o Parlamento das realidades regionais e construir, com diálogo, soluções que estimulem o crescimento sustentável de uma das principais atividades econômicas do estado. “Fortalecer o setor florestal é garantir desenvolvimento sustentável para Mato Grosso. Queremos ouvir quem faz o setor acontecer, debater os principais desafios, identificar oportunidades e traçar caminhos para gerar mais emprego, renda e desenvolvimento, sempre com responsabilidade ambiental”, destacou a parlamentar.

As Mesas Redondas estão previstas para ocorrer em cidades como Juína, polo da produção madeireira, e Cuiabá, onde será possível reunir representantes de órgãos estaduais e federais, especialistas e entidades de classe. Entre os convidados, estão o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), a Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), o INDEA, o Ministério Público, federações, sindicatos, engenheiros florestais e trabalhadores do setor.

Na justificativa do requerimento, a deputada ressalta a importância do setor florestal para as regiões Norte, Noroeste e Centro-Norte de Mato Grosso. “É uma atividade que gera milhares de empregos, movimenta a economia regional e precisa ser valorizada. Mas enfrenta desafios como burocracia, insegurança jurídica, logística precária, concorrência desleal e dificuldades fundiárias”, explicou.

Para a Coronel Fernanda, ouvir os diversos atores envolvidos será fundamental para propor melhorias no ambiente de negócios, incentivar a legalidade e impulsionar a produção florestal sustentável. “Mais do que debater, queremos construir soluções com quem está na ponta. É assim que vamos fortalecer nossas florestas, nossa economia e nossa gente”, pontuou.

Da Assessoria

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...