Policia Militar recebe Decibelímetro da Comarca de Guarantã do Norte

A Polícia Militar de Guarantã do Norte/MT, na pessoa do Capitão Dayckson Abdel, recebeu três aparelhos de decibelímetros digital, para que os policiais possam medir o som alto e combater a perturbação do sossego. Esses equipamentos são utilizados para verificar se o nível de ruído está acima do permitido pela legislação, tanto durante o dia quanto à noite.
Os aparelhos foram entregues pelo Juiz da Comarca de Guarantã do Norte, Dr. Guilherme Carlos Kotovicz, o magistrado relatou que, com os aparelhos os policias estarão municiados dos instrumentos que permitirá fazer a medição dos ruídos e enquadrar o infrator sobre crime de poluição sonora. “A partir de agora os policiais estarão combatendo este tipo de crime e ao constatar que, a pessoa está infringindo a lei estará sendo conduzido e responderá pelo crime”, alertou o Juiz.
O decibelímetro, que mede a intensidade sonora em decibéis, é um instrumento crucial para verificar se esses limites estão sendo respeitados. O nível de ruído tolerado varia de acordo com o ambiente e o período do dia, mas, em geral, considera-se que ruídos acima de 85 decibéis já podem ser enquadrado como crime.
Segundo o Capitão Dayckson, as ocorrências mais comuns atendidas pela policia militar é a perturbação do sossego, combate a ruídos e badernas utilizando som alto. “Com o medidor de ruído os policiais terão uma ferramenta para medir aquele som que estiver acima dos decibéis permitidos e assim poder enquadrar, em um crime de poluição sonora e a pessoa infratora. irá enfrentar um processo mais rigoroso”, relatou o comandante da PM de Guarantã do Norte.
Por Célio Ribeiro/Roteiro Notícias
