Bem-vindo(a). Hoje é Terça-feira, 13 de maio de 2025 Guarantã do Norte - MT

Belo faz show histórico no Complexo da Maré pelo Conexões Urbanas

Belo faz show histórico no Complexo da Maré pelo Conexões Urbanas
Compartilhe!

Evento do AfroReggae teve mais de 10 mil pessoas na Vila do João e contou com a presença de José Júnior e Érika Januza

Na última sexta-feira (18), o Complexo da Maré viveu uma noite histórica com a realização de mais uma edição do Conexões Urbanas, projeto do Grupo Cultural AfroReggae. Mais de 10 mil pessoas lotaram o Campo da Vila do João para assistir ao show gratuito de Belo, um dos maiores nomes do pagode nacional, em uma apresentação marcada por emoção, pertencimento e potência cultural.

Com estrutura de grande porte em área coberta, o evento ofereceu uma experiência de alto nível no coração da favela. O público acompanhou cada música de perto, cantando sucessos como “Derê”, “Tua Boca”, “Perfume” e “Reinventar” em uma noite que reafirmou a força da música como elo entre artista e comunidade. O show também representou o cumprimento de uma promessa feita por Belo durante as gravações da série Arcanjo Renegado (Globoplay), quando declarou que voltaria à Maré para cantar para o povo. Ele voltou e entregou.

José Júnior, fundador do AfroReggae e atualmente showrunner da AfroReggae Audiovisual, subiu ao palco ao lado de sua noiva, a atriz e apresentadora Érika Januza, e deu spoiler de futuras produções (séries) que deverão contar com a presença de Belo e de Érika.

Ovacionada pelo público, Érika reforçou a importância da ocupação de lugares por quem historicamente não acessava esses espaços. Lembrou que agora é uma das apresentadoras do Saia Justa, no GNT, e que se sente feliz em levar visibilidade para onde passa.

Mais do que música, o Conexões Urbanas é uma engrenagem de transformação. Além de promover cultura e lazer, o projeto movimenta a economia local, gera oportunidades de trabalho para moradores da região e reforça o papel das favelas como centros de criação e desenvolvimento. Da montagem à operação, dezenas de profissionais da comunidade estiveram envolvidos na realização.

Segundo Danilo Costa, Diretor Executivo do Grupo Cultural AfroReggae, o evento evidencia a capacidade da organização de realizar entregas de excelência, ao mesmo tempo em que gera impactos concretos nos campos social, comunitário e cultural nos territórios onde atua.

O atual circuito de shows do Conexões Urbanas conta com apoio da Budweiser e da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro, reafirmando o compromisso institucional com o acesso à cultura, o fortalecimento das comunidades e o respeito à potência criativa da favela.

Presente no evento, Conceição Diniz, assessora-chefe da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, destacou o impacto positivo da iniciativa, ressaltando a tranquilidade, a organização e o engajamento do público, além do fortalecimento do comércio e da estrutura da comunidade.

Criado em 2001, o Conexões Urbanas é o maior circuito de shows gratuitos em favelas do Brasil. O projeto já realizou mais de 70 apresentações em comunidades do Rio de Janeiro, com nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil, O Rappa, Chefin, Major RD, Oruam, TZ da Coronel, entre outros. Em 2024/2025, o circuito já passou por Vigário Geral, Caju, Vila Vintém, Salgueiro, Piscinão de Ramos e agora chegou à Maré, reafirmando o compromisso do AfroReggae com a democratização do acesso à cultura e a valorização das favelas como territórios de potência criativa.

O show de Belo na Maré não foi apenas uma apresentação: foi o encontro entre arte e território, palco e comunidade, promessa e realização. Uma noite em que a favela ocupou seu lugar de direito no centro da cena.

Por Biro Assessoria

Célio