Serviços pouco conhecidos de hotéis que facilitam a sua viagem!
O principal objetivo de um hotel é oferecer excelentes experiências de hospedagem, com quartos confortáveis que atendam às necessidades dos hóspedes.
No entanto, as redes hoteleiras disponibilizam uma série de serviços diferentes para tornar a estadia ainda melhor. Alguns deles, inclusive, são desconhecidos por muita gente.
Conheça algumas dessas comodidades a seguir e saiba o que esperar na sua próxima viagem!
Espaço de trabalho
O trabalho remoto sempre existiu, mas a pandemia fez com que essa modalidade se tornasse ainda mais popular. Desde então, muitas pessoas ainda trabalham longe das empresas e em qualquer lugar do mundo.
Pensando nisso, os hotéis contam com espaços que permitem que os hóspedes possam trabalhar de maneira tranquila. De modo geral, os quartos costumam ter escrivaninhas, cadeiras confortáveis, luminárias e conexão com a internet. Com o ambiente pronto, basta levar o notebook ou tablet.
Alguns hotéis também têm áreas compartilhadas próprias para trabalhar. Esses são os famosos coworkings, espaços com cadeiras, mesas, tomadas, internet e todos os recursos necessários para o trabalho remoto.
Isso é particularmente interessante para quem viaja a negócios e precisa estar sempre conectado com as atividades profissionais.
Transfer
Muitos hotéis disponibilizam o serviço de transfer, que é o transporte que contempla o trecho entre o aeroporto e o hotel – e vice-versa.
Esse serviço já está incluso nos custos de hospedagem de alguns hotéis, enquanto outros cobram tarifas extras.
Também é possível encontrar opções de transfer particular ou compartilhado, o hotel transporta vários hóspedes ao mesmo tempo. Nesses casos, no lugar de carros de passeio, o veículo utilizado é a van.
Academia
A academia faz parte das áreas comuns de muitos hotéis. Com equipamentos de última geração, infraestrutura completa – vestiários e até piscinas próprias para exercícios aquáticos – e o suporte de profissionais experientes, como instrutores e personal trainers, os hóspedes não precisam parar de treinar só porque estão longe de casa.
O melhor é que não é preciso pagar nenhum tipo de custo adicional para usar a academia, o que torna tudo ainda mais atrativo.
Programas de fidelidade
Assim como lojas ou companhias aéreas, algumas redes hoteleiras têm programas de fidelidade que oferecem descontos, condições especiais de pagamento e brindes para clientes recorrentes.
Se uma pessoa se hospeda ou utiliza diferentes serviços regularmente, o hotel valoriza essa relação ao proporcionar vantagens exclusivas.
Também existem programas em que o cliente acumula pontos e, posteriormente, consegue trocá-los por benefícios. Essa é uma boa maneira de fazer com que o hóspede retorne e o hotel construa uma base de clientes mais sólida. Ou seja, todo mundo sai ganhando.
Atividades guiadas
Muitos estabelecimentos contam com programações de atividades de lazer, especialmente aqueles que ficam próximos a áreas naturais, como praias e campos.
Na maioria das vezes, para participar desses cronogramas, é preciso reservar pacotes de hospedagem específicos, pagar taxas extras ou, no mínimo, fazer inscrição ou agendamento com antecedência.
Essa é uma opção interessante principalmente para famílias com crianças, mas é ótimo para hóspedes de qualquer idade que gostariam de se divertir de formas diferentes, seja dentro ou fora das dependências do hotel, a depender do serviço oferecido.
Área kids
Falando em crianças, elas se divertem nas áreas kids dos hotéis. Com brinquedos lúdicos e educativos, esse espaço é perfeito para entreter a criançada e dar um momento de respiro aos pais.
Os pequenos são constantemente supervisionados por monitores qualificados que ficam de olho em tudo para garantir a segurança, diversão e bom aproveitamento de todos.
Salões de eventos
Muita gente nem considera essa possibilidade, mas hotéis são ótimas alternativas para realizar eventos de todos os tipos, desde sociais (aniversários, casamentos, batizados, formaturas) a corporativos (palestras, convenções, seminários, workshops).
Com opções para personalizar os espaços, os donos dos eventos podem escolher a melhor maneira para fazer a organização, que muitas vezes também é de responsabilidade do hotel.
As equipes de eventos, decoração e gastronomia podem trabalhar em conjunto para garantir o planejamento, estética e comida das festas. Isso é bacana porque não é preciso contratar o serviço de várias empresas diferentes, já que tudo pode ser feito de uma só vez e em um só lugar, de maneira integrada.
Tudo isso torna o processo de organização do evento mais prático, rápido e barato.
Atendimento pet friendly
Hóspedes que querem viajar com seus bichinhos podem se hospedar com eles em uma série de hotéis, que contam com espaço especialmente para pets – especialmente cachorros – e alguns brindes exclusivos, como petiscos, potes de água e comida, tapetes higiênicos e camas.
A presença dos animais, no entanto, depende de algumas normas. Cada estabelecimento tem suas próprias regras, mas é comum que haja a exigência de vacinação e limite de tamanho (peso).
Para evitar surpresas desagradáveis na hora do check-in, é recomendado tirar todas as dúvidas com o time de atendimento do hotel antes de confirmar as reservas.
Day use
O day use é uma modalidade diferente de hospedagem. Em vez de reservar um quarto e passar a noite, é possível usufruir apenas das áreas comuns por um dia inteiro, como piscina, academia, áreas de lazer, etc.
Essa é uma ótima opção para quem não tem muito tempo disponível ou quer quebrar a rotina com uma programação diferente e mais econômica, já que os custos são bem menores do que os de uma reserva tradicional.
Outra vantagem é que os hóspedes também podem receber benefícios, como descontos em restaurantes e tratamentos de spa.
Caso o hotel seja perto da praia, como acontece com a maioria das categorias de day use no Rio de Janeiro, também é possível aproveitar serviços na areia, como guarda-sóis, espreguiçadeiras, cadeiras e menus exclusivos de comidas e bebidas.
Por Danillo Cassio