Prefeito de Guarantã do Norte irá rever contratos e baixar valores de empresas que atuam na Saúde
![Prefeito de Guarantã do Norte irá rever contratos e baixar valores de empresas que atuam na Saúde](https://n.roteironoticias.com.br/wp-content/uploads/2025/01/WhatsApp-Image-2025-01-08-at-15.50.15.jpeg)
O prefeito de Guarantã do Norte/MT, Márcio Gonçalves (Novo) foi o primeiro prefeito da região, entrevistado no Bom Dia MT, da TV Centro América, na segunda-feira, 6.
Questionado se sua experiência como vereador irá contribuir para uma boa gestão, ele respondeu que a contribuição maior para o sucesso de seu mandato será sua formação acadêmica.
Ele disse que é advogado, especialista em Direito Público, militar por mais de 30 anos e professor universitário de Ciência Política e Constitucional. “São disciplinas vocacionadas para a administração pública e será a grande facilidade para mim entender como a máquina pública funciona”, analisa.
Márcio, durante a entrevista, assegurou que a prioridade de sua gestão é administrar para o povo, observando que Guarantã do Norte tem problemas sérios na saúde e na Infraestrutura.
Com relação a Segurança Pública ele diz que é política do Estado. E não, necessariamente, do município. “Mas vamos fazer parceria. Vamos finalizar o Programa Vigia Mais MT na nossa cidade, e parceria com as polícias Militar e Civil. Mas daremos atenção especial à Saúde e a Infraestrutura”, aponta.
O prefeito afirma que irá fazer importantes mudanças no setor de saúde, para melhorar o atendimento à população. E criar protocolos para estimular a Atenção Básica. Márcio disse em entrevista ao Bom Dia MT, que valores das empresas que tocam à saúde em Guarantã do Norte são altíssimos e acima da tabela do SUS
Ele garante que irá rever os contratos das empresas que se instalaram no município de Guarantã do Norte. Segundo ele, há uma empresa que administra o Hospital Municipal e a empresa que toca a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e o Centro de Tratamento Renal, com custos ‘altíssimos’, que fogem da tabela SUS. “Guarantã está fora do Consórcio Intermunicipal. Estamos com problema no Consórcio. Tem empresas tocando o setor de saúde no município, no setor de alta e média complexidade e se distanciaram da proposta de fazer a Atenção Básica. Vamos rever isto e baixar estes valores, para manter um serviço de qualidade para a população e dentro do que o município tem condições de realmente pagar”, enfatiza, afirmando que priorizar a Atenção Básica é mais barato para o município. “Vamos mudar esta estrutura porque o município não tem renda per capita para isto. Vamos mudar esta estrutura e expandir para outras vertentes da Saúde”, acrescenta.
Secretários – Márcio reiterou que a escolha dos secretários foi por critérios técnicos e que a gestão não será refém de partidos políticos.
“Pessoas do Brasil inteiro puderam participar do Seletivo e fizemos uma análise por área de competência. Temos 8 secretarias e a Previdência, todas com pessoas técnicas”, disse.
Câmara – Ele disse que irá fazer Reforma da Previdência, Tributária e Administrativa e será importante ter a Câmara Municipal apoiando estas reformas, vendo a importância e esclarecendo a população.
“Estamos dialogando e os vereadores se mostraram dispostos a ajudar a prefeitura. Neste início tudo é um namoro, mas não sabemos como vai ser nos próximos 4 anos”, acentua.
Ele finalizou a entrevista pedindo para a população de Guarantã do Norte acreditar na proposta, porque seu projeto é bom.
Por José Vieira/Mato Grosso do Norte