Virtueyes conquista Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas
Empresa foi destaque com o projeto pioneiro voltado para o agronegócio, o Base Station Móvel, para levar conectividade ao campo
A empresa gaúcha, Virtueyes IoT Solutions, acaba de receber o Prêmio ABDI Anatel de Redes Privativas na categoria Destaque em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o projeto em que leva conectividade ao campo através de redes privativas itinerantes. A premiação, promovida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI e pela Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, aconteceu no último dia 12 em Brasília. Entre as várias propostas inscritas, apenas quatro foram reconhecidas com o Prêmio Destaque, incluindo o projeto da Virtueyes, que foi valorizado pelo potencial de inovação para o agronegócio e a Agricultura 4.0.
Desenvolvida em parceria com a Máquinas Agrícolas Jacto SA, a Base Station Móvel é uma solução pioneira no Brasil e que representa uma inovação de impacto para o setor agrícola. Na empresa o foco é automatizar as pulverizações com máquinas não tripuladas. “A base tem o objetivo de levar em conectividade e automação, ela possibilita o uso de pulverizadores autônomos para operações mais eficientes e precisas, superando desafios de áreas de difícil acesso. Além disso, oferece uma rede privativa de alta velocidade e confiabilidade em regiões rurais, essa tecnologia é o futuro do cultivo inteligente”, afirmou a presidente da Virtueyes, Taize Wessner.
Inicialmente implementado no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto em Pompéia, São Paulo, o projeto logo será expandido para operações de campo em todo o Brasil. A Base Station Móvel, que opera em frequências dedicadas (banda 28 – 703 a 708 MHz e 758 a 763 MHz), é capaz de conectar até 256 dispositivos simultâneos, incluindo pulverizadores, tablets controladores e sensores, possibilitando comunicação em tempo real e monitoramento constante das operações.
Entre os benefícios do projeto, destacam-se a redução de custos operacionais, com o sistema permitindo que um único operador supervisione até quatro pulverizadores autônomos, reduzindo a necessidade de mão de obra e o desperdício de insumos. A automação aumenta a eficiência das operações, cobrindo áreas maiores em menos tempo e aumentando a produtividade. A tecnologia também contribui para a segurança dos trabalhadores, reduzindo sua exposição a produtos químicos, além de promover uma agricultura mais sustentável, com uso preciso de pesticidas e fertilizantes, minimizando impactos ambientais.
Outro diferencial é a gestão em tempo real dos dados, viabilizando o monitoramento detalhado das operações e a realização de ajustes rápidos conforme necessário, como atualização de rotas e parâmetros de pulverização. Com estrutura híbrida, a rede opera tanto em nuvem quanto on-premise, garantindo confiabilidade e segurança no acesso a dados. “Esta conquista reforça nosso compromisso em levar a melhor conectividade e inovação para o universo IoT e M2M, impulsionando negócios e transformando o futuro do agronegócio. Sem dúvida isso representa um marco para a empresa”, conclui a presidente.
Kassiana Bonissoni