Com entrada gratuita e classificação livre, grupo É Bem Mato Grosso estreia espetáculo sobre o Pantanal
O grupo cultural É Bem Mato Grosso estreia seu novo espetáculo, intitulado “Sapezal, Cantando e Dançando o Pantanal”, neste sábado (19), na cidade de Comodoro. O evento gratuito, com classificação livre, acontece às 17h30, no salão paroquial da Igreja Católica, durante mostra pedagógica municipal. Na próxima quarta-feira (23), a apresentação ocorrerá no município berço do grupo, Sapezal, no Colégio Hexágono, às 18h.
No novo espetáculo, a dança e o canto do siriri encenam a biodiversidade do Pantanal mato-grossense através das figuras alegóricas de alguns de seus principais bichos: a ema, o tuiuiú e o boi pantaneiro. Há referência ainda à lenda do Minhocão.
Também conhecido como Tucura, o boi pantaneiro é altamente adaptado às condições do bioma. Já o tuiuiú é considerado a ave símbolo do Pantanal. A ema, mesmo sem capacidade de voar, usa suas grandes asas para se equilibrar enquanto corre. O Minhocão é uma lenda sobre uma cobra gigante que vive nas profundezas do Rio Cuiabá. O animal fantástico é capaz de virar barcos e levantar ondas para destruir os barrancos.
Dançarina do grupo É Bem Mato Grosso, Malu Mendes comentou sobre a expectativa para a estreia. “Recentemente começamos o novo projeto, com novas temáticas e novos animais da cultura mato-grossense. Estou muito ansiosa para começar a utilizar eles e também o novo figurino. O grupo está, finalmente, tomando a forma que a gente sempre sonhou”.
O dançarino Vitor, também aluno do grupo, reforçou as características do novo trabalho. “Nossa ansiedade para a montagem do espetáculo é grande. A música tem um ritmo mais rápido, mais alegre e contagiante. É um prazer enorme representar a cultura mato-grossense”.
O grupo cultural É Bem Mato Grosso foi fundado em 2015, em Sapezal, por Edson Garcia da Silva e Lucinete Cogo. Tornou-se uma associação em 2017. Atualmente, a entidade sem fins lucrativos atende aproximadamente 65 estudantes, na faixa etária de 12 a 18 anos, provenientes de escolas públicas do município.
O grupo recebe atualmente o apoio da Prefeitura de Sapezal, que disponibiliza o espaço da Escola Municipal Stephano Locks, no bairro Cidezal 2, para realização das aulas e ensaios.
O espetáculo “Sapezal, cantando e dançando o Pantanal” conta com o patrocínio da Bom Futuro através do Ministério da Cultura, via Lei de Incentivo à Cultura e do Governo Federal – Brasil, União e Reconstrução
O espetáculo passará ainda pelos municípios de Campos de Júlio e Campo Novo do Parecis. Novas datas serão divulgadas no Instagram do grupo É Bem Mato Grosso.
Ficha técnica
Diretor Artístico: Edson Garcia
Gestão e prestação de contas: Cult Assessoria e Projetos Culturais
Designer: Flávia Ferraro
Figurino e alegorias: Edi Produções Artísticas e Culturais
Equipe Acessibilidade: Veruska de Lima, Elisandra Keit Dias e Claudileusa dos Santos Borges de Jesus, consultora em audiodescrição e pessoa com deficiência visual.
Por Arthur Santos da Silva