Hospital de Cuiabá amplia leque de especialidades com oferta de Uro-oncologia
A Uro-Oncologia ou Urologia Oncológica, atuação médica que foca na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento do câncer em órgãos do trato urinário masculino e feminino, e aparelho reprodutor masculino, é a nova especialidade oferecida pelo Hospital São Mateus, em Cuiabá.
Desde abril, o hospital conta em sua equipe com o médico Jaime Comar Filho, pioneiro em Cirurgia Robótica no Estado (Certificado e habilitado pela Intuitive Surgical e Sociedade Brasileira de Urologia), com atuação direcionada à Uro-oncologia.
Comar é Proctor (preceptor) em cirurgia robótica – ministra treinamentos a cirurgiões de Cuiabá, do interior e de outros estados habilitando-os em cirurgia robótica nas áreas de urologia, cirurgia oncológica, cirurgia geral e ginecologia.
Com vasta experiência na área e especialista em técnicas minimamente invasivas, o médico realiza tratamentos de câncer de próstata, tumores de rins, bexiga, pelve renal, ureteres, glândulas adrenais, entre outras doenças urológicas. “O Hospital São Mateus disponibiliza esses tratamentos e conta com equipe treinada. As cirurgias robóticas são realizadas integralmente por equipe daqui, e com rotina muito bem estabelecida”, ressalta o especialista.
O médico frisa que é preciso estar atento à saúde, pois o câncer de próstata é muito comum e silencioso (é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). “O sucesso do tratamento está intimamente ligado ao diagnóstico precoce. Assim como em vários outros tipos de câncer, se descoberto e tratado em fase inicial tem grandes chances de cura, chegando a mais de 90% nesses casos. Porém, se diagnosticado em estágio mais avançado o tratamento é mais longo e não tem a mesma taxa de sucesso, necessitando, muitas vezes, de terapias complementares”, esclarece Jaime Comar.
Prevenção
O especialista destaca a importância da prevenção. “A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que homens, a partir dos 50 anos, iniciem o rastreamento do câncer de próstata com a realização do exame digital da próstata (toque retal) e do PSA (exame de sangue) anualmente. Se houver fator de risco (histórico familiar, homens afrodescendentes ou obesos), o início do rastreamento deve ser antecipado para os 45 anos. O mais importante é realizar consultas de rotina e não aguardar o surgimento de sintomas”, ressalta ele.
Dados
De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata, um dos mais comuns entre os homens, é o responsável por 28,6% dos óbitos da população masculina brasileira. No país, a previsão é de 72 mil novos casos ao ano.
Entretanto, os casos de câncer de próstata no mundo devem dobrar de 1,4 milhão por ano, em 2020, para 2,9 milhões por ano até 2040, segundo o estudo da The Lancet Commission, apresentado no Congresso da Associação Europeia de Urologia, em Paris (França), em abril deste ano. O maior crescimento será em países de baixa e média renda.
O número anual de mortes provocadas pelo tumor também terá acréscimo de 85% ao longo de 20 anos, passando de 375 mil mortes, em 2020, para quase 700 mil mortes até 2040, de acordo com o estudo.
Para agendar consultas com o Dr. Jaime Comar Filho, basta entrar em contato com o Hospital São Mateus pelos números: (65) 3051-2222 / 99953-3003.
Da Assessoria/Foto: Fernando Rodrigues