Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Peixoto deverá ser 1º município de MT a incluir Canabidiol na Farmácia Base

Peixoto deverá ser 1º município de MT a incluir Canabidiol na Farmácia Base
Compartilhe!

Terão acesso ao Canabidiol crianças de 5 a 12 anos com autismo, epilepsia e paralisia cerebral

O município de Peixoto de Azevedo será o primeiro de Mato Grosso que irá incluir em sua Farmácia Municipal, para distribuição gratuita, o remédio Canabidiol para uso pediátrico. Um projeto de lei de autoria da vereadora Rosângela Mattos, presidente da Câmara Municipal, foi aprovado na sessão realizada na segunda-feira, (04/03)


O projeto foi elaborado com a participação de profissionais de Saúde de Peixoto de Azevedo, atendendo as solicitações de famílias que precisam do medicamento, mas não tem condições de comprar. A coordenadora da Farmácia, Aliny Prado, explica que, para ter acesso ao medicamento, quando ele estiver disponível, há um protocolo rigoroso a ser seguido.

“Será bem criterioso e o paciente terá que se enquadrar no protocolo de dispensação e será somente para uso pediátrico de início. A criança tem que ter de 5 a 12 anos, fazer parte dos três Cid [Classificação Internacional de Doenças], que são autismo, epilepsia ou paralisia cerebral e ter toda a documentação necessária implantada no protocolo de dispensação municipal”, explica Aliny Prado, observando que o medicamento não está disponível e ainda passará pelo processo de licitação para compra.

A Coordenadora da Atenção Básica no município, Keu Amaral, disse que devido aumento das demandas judiciais para o fornecimento do Canabidiol para crianças com espectro autista, de Peixoto de Azevedo, percebeu-se a necessidade de analisar e entendeu-se que a medida traria muitos benefícios para os usuários.

“Tivemos o apoio da vereadora Zinha, que abraçou a ideia, entendeu a necessidade e importância de estar implantando a distribuição gratuita do Canabidiol para estas crianças. O projeto passou pela Câmara e os vereadores aprovaram. Passou pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Comissão de Medicamentos Terapêuticos, que também aprovou”, esclarece Keu.

A vereadora Zinha destaca a importância do projeto para as famílias que precisam do medicamento, mas que não tem condições financeiras de comprá-lo devido ao alto custo do mesmo.
“Foi uma ideia das coordenadoras junto comigo e estou pedindo ao prefeito municipal, que agora com o projeto aprovado, inclua este medicamento, o Canabidiol, na Farmácia Base do Município. É um remédio de alto custo. Temos em Peixoto 7 mães que tem os laudos dos médicos para que seus filhos possam usar este remédio, mas só temos duas mães que tem condições de comprar. E acredito que o prefeito irá incluir para atender estas mães”, enfatiza a parlamentar.

Zinha observa que o remédio é importante para a qualidade de vida das crianças que enfrentam as doenças relacionadas no protocolo e espera que o mais breve possível o município possar estar fazendo a distribuição para as famílias.

Por José Vieira/Mato Grosso do Norte

Vereadora Zinha é a autora do projeto de lei

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...