Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

EUA têm ‘intenção maligna’ ao acusar China de tolerância com antissemitismo, diz China

EUA têm ‘intenção maligna’ ao acusar China de tolerância com antissemitismo, diz China
Compartilhe!

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O porta-voz da embaixada da China no Brasil, Li Qi, repudiou declarações de Aaron Keyak, vice-enviado especial dos Estados Unidos para o Monitoramento e Combate ao Antissemitismo. Em entrevista à Folha de S.Paulo, Keyak afirmou que a China deixa conteúdo contra judeus se disseminar nas redes sociais chinesas e usa o antissemitismo como ferramenta diplomática.

“O fato de um oficial estadunidense, em visita ao Brasil, espalhar acusações infundadas e caluniosas contra a China expõe a sua intenção maligna de desviar a atenção para abdicar-se das devidas responsabilidades que deveriam ser assumidas’, disse Li.

Na entrevista, Keyak disse que na China, “onde não há liberdade de expressão, estão permitindo que esse sentimento [antissemitismo] se desenvolva”. Segundo o americano, “quando um país como a China e um líder como Xi Jinping acham que essa seja uma ferramenta útil em um kit diplomático, isso não é problemático só do ponto de vista multilateral ou bilateral. O maior problema de usar o antissemitismo como uma ferramenta diplomática para impulsionar seus objetivos de política externa é que os judeus acabam se machucando no final.”

Abaixo, a íntegra da nota enviada à Folha:

“Em recente visita ao Brasil, oficial do Departamento de Estado dos Estados Unidos fez em público declarações equivocadas, alegando que a China “usa o antissemitismo como uma ferramenta diplomática”. São afirmações que distorcem a realidade e criam desinformação, cujo objetivo é enganar a opinião pública e difamar a China. Por isso, manifestamos o nosso veemente repúdio a essas declarações.

A situação palestino-israelense tem sido o foco da tensão do mundo inteiro. A tarefa mais urgente neste momento é promover um cessar-fogo, proteger os civis e evitar uma crise humanitária ainda mais grave, o que também ecoa como um apelo da comunidade internacional. Na questão palestino-israelense, a China sempre tem se posicionado ao lado da paz, da justiça e da consciência moral da humanidade.

Desde o início deste recente conflito há mais de dois meses, a China manteve comunicações intensas com todas as partes envolvidas, engajou-se ativamente nas negociações do Conselho de Segurança da ONU, e promoveu a aprovação de uma resolução no órgão durante a presidência chinesa.

Enquanto isso, publicou o ‘Documento sobre a Posição da China para a Resolução do Conflito Palestino-Israelense’, no qual foram propostas sugestões em cinco aspectos: promover um cessar-fogo abrangente, proteger os civis de forma eficaz, assegurar a ajuda humanitária, intensificar a mediação diplomática e implementara solução de ‘dois Estados’. Essa posição justa da China tem sido amplamente elogiada pela comunidade internacional, que aprecia o papel importante da China na manutenção da paz e da estabilidade no Oriente Médio.

A China gostaria de continuar a intensificar a coordenação com o Brasil e as demais partes para buscar consenso, trabalhar pela paz e defender a justiça. A China sempre defende o respeito mútuo, a inclusão e o aprendizado recíproco entre diferentes civilizações, opondo-se a todas as formas de extremismo e discriminação étnica.

No que diz respeito à liberdade de expressão, os Estados Unidos sempre adotam duplos critérios e, por isso, não têm a prerrogativa de tecer críticas às outras. O fato de um oficial estadunidense, em visita ao Brasil, espalhar acusações infundadas e caluniosas contra a China expõe a sua intenção maligna de desviar a atenção para abdicar-se das devidas responsabilidades que deveriam ser assumidas propriamente. Temos plena confiança de que a sociedade brasileira é capaz de fazer o seu julgamento objetivo e justo, e que quaisquer tentativas de manipular a opinião pública com intenções escusas serão rejeitadas pelo povo e acabarão sendo inúteis.”

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...