Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Estudantes de Alta Floresta conquistam 7 medalhas em olimpíada de astronomia e astronáutica no RJ

Estudantes de Alta Floresta conquistam 7 medalhas em olimpíada de astronomia e astronáutica no RJ
Compartilhe!

Estudante da escola estadual Militar Dom Pedro II Vitória Furlani da Riva, em Alta Floresta, conquistaram quatro medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze durante a Jornada de Foguetes, da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), entre os dias 4 e 7 de dezembro, na Barra do Piraí (RJ).

“O resultado dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica foi um sucesso. Isso atesta a capacidade que a escola tem em investir nos seus alunos com a pesquisa e conhecimento, e o resultado positivo é fruto, também, do trabalho dos professores, coordenadores e direção. Isso prova que estamos no caminho certo”, disse o Diretor da Escola Estadual, o tenente-coronel BM Ranie Sousa.

Inicialmente, os estudantes se inscrevem para a prova da OBA, na qual respondem a questões sobre astronomia e astronáutica. Os estudantes pesquisam maneiras de construir e lançar foguetes, testam por meses suas teorias.

Em uma segunda etapa, aplicam seus conhecimentos na construção de foguetes de garrafas pets nível 3 e nível 4, utilizando “água + ar pressurizado” e “vinagre + bicarbonato de sódio” como combustíveis, respectivamente.

A premiação das equipes que participam da Jornada de Foguetes são troféus e medalhas, além de palestras com Astrônomos e Astrofísicos dos Cursos de Engenharia Espacial, Astronomia e Astrofísica da UFRJ. Para os alunos medalhistas na Olimpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (que fazem a prova), as premiações são medalhas e Bolsas de estudos.

A classificação das equipes é feita pela distância alcançada pelos foguetes. Os lançamentos são divididos em três faixas de alcances. A faixa de menor alcance recebe Honra ao Mérito e o troféu de 3º Lugar, a segunda faixa determina os vice-campeões, e a terceira faixa determina os campeões do Evento.

Fonte: Só Notícias
Artigo original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...