Câmara rejeita projeto que aumenta 6 vagas de vereadores em Sorriso
Os vereadores reprovaram, hoje, em sessão ordinária, o projeto de emenda à lei orgânica que aumentava mais 6 vagas de vereadores a partir da próxima legislatura. Por 8 votos contrários e 3 favoráveis, foi rejeitada em primeira votação e a câmara deve permanecer com 11 parlamentares. A emenda ainda deve passar por segunda e terceira votações. Com base na contagem do Censo 2022, o município poderia ter até 17.
De acordo com o vereador Celso Kozak, foi pedida vista para uma emenda do projeto para que houvesse mais 2 vereadores. “Esse pedido foi rejeitado, então continua o projeto na íntegra, 17 vereadores e pelas conversas na casa, é um projeto que não vai ser aprovado”. “Vejo que nós precisamos de melhores estruturas para o legislativo, melhorar os trabalhos legislativos do nosso município e mostrar mais trabalho para a população, vereador ficar mais presente para a população, não é aumentando vereadores que vamos trazer mais representatividade, realmente o vereador tem que começar a ir mais pro bairro.”
Rodrigo Machado, justificou que foi contrário por “ter entendimento que esse não é o momento”. “Temos também ciência que isso já está na constituição, que o fator pelo censo já com 80 mil habitantes, que poderíamos ter 17 vereadores, porém não vejo que esse é o momento e também como consta que nós temos que ter zelo pela coisa pública, então querendo ou não, isso aí gera gastos e eu sou contrário, nós temos que pensar na economicidade e não no gargalo frouxo de gastar dinheiro público.”
Conforme Só Notícias já informou, a câmara de Cuiabá aprovou, em primeira e segunda votação, o projeto de emenda à lei orgânica, aumentando o número de vereadores para a próxima legislatura. Atualmente, são 25 parlamentares, a capital terá 2 vereadores a mais a partir de 2025.
Este ano, a câmara de Lucas do Rio Verde rejeitou o projeto que aumentava de 9 para 11 o número de parlamentares. Em Sinop, é discutido se poderão ser criadas mais duas vagas (atualmente são 15).
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.
Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br