Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Três membros da Marinha da África do Sul morrem após ondas atingirem submarino

Três membros da Marinha da África do Sul morrem após ondas atingirem submarino
Compartilhe!

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Três membros da Marinha sul-africana morreram e um oficial superior permanece em estado crítico, após um submarino -que ainda estava na superfície- ter sido atingido por ondas “muito altas” ao largo da costa da Cidade do Cabo, anunciou o Departamento de Defesa sul-africano.

A tripulação do submarino SAS Manthatisi da Marinha da África do Sul estava executando uma “transferência vertical” de suprimentos com o uso de um helicóptero Lynx da Força Aérea Sul-Africana na tarde desta quarta-feira (20), quando ondas “muito altas” derrubaram ao mar sete tripulantes, que estavam no convés do submarino.

A operação foi imediatamente cancelada, e equipes de resgate foram enviadas para socorrer as vítimas, segundo apurou a BBC.

Um nadador de superfície foi enviado de helicóptero para ajudar no resgate. No entanto, a operação foi prejudicada pelas condições do mar agitado, informou o Departamento de Defesa da África do Sul, em um comunicado.

O órgão anunciou que os demais membros da tripulação, incluindo o nadador de superfície enviado para ajudar na operação de resgate, estão em tratamento médico em um hospital.
Entre os tripulantes que morreram está a tenente-comandante Gillian Elizabeth Hector, considerada a primeira mulher no comando de um submarino da África do Sul com essa patente.

Um inquérito sobre as circunstâncias que rodearam o incidente será acordado oportunamente, anunciou o Departamento de Defesa sul-africano.

“É com profunda tristeza que a SANDF (Força Nacional de Defesa da África do Sul) anuncia a trágica perda de três submarinistas da Marinha ao largo de Kommetjie, em 20 de setembro, a bordo do SASA Manthatisi. “Um pedido de socorro foi feito à Rádio da Cidade do Cabo, que então despachou o NSRI (Instituto Nacional de Resgate Marítimo) de Kommetjie. Todos os sete membros foram recuperados, mas infelizmente houve três mortes, e um oficial superior está em estado crítico”. disse o Departamento de Defesa da África do Sul.

MARÉ DE PRIMAVERA

O fenômeno que atingiu o submarino, batizado de “Maré de Primavera”, se espalhou pela costa sul e sudeste da África do Sul com ondas poderosas e ventos fortes que causaram pelo menos uma morte, dezenas de feridos e danos generalizados, segundo a ABC News.

De acordo com o Serviço Meteorológico Sul-Africano, foram registadas ondas de até 9,5 metros durante o fim de semana. Vídeos publicados nas redes sociais mostram ondas imensas, atingindo edifícios à beira-mar e arrastando veículos.

O submarino SAS Manthisi é um dos três da classe Heroine Tipo 209/1400, de fabricação alemã, na frota da Marinha da África do Sul. Ele estava a caminho da Cidade do Cabo para uma exposição da Marinha, onde permaneceria por três dias.

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...