Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Safra futura de milho em Mato Grosso será ‘desafiadora’ para produtor após forte queda de preço

Safra futura de milho em Mato Grosso será ‘desafiadora’ para produtor após forte queda de preço
Compartilhe!

O custo operacional efetivo do milho para a safra 2023/24, colhida recentemente, ficou em 140,11 sacas/hectare, de acordo com o Projeto Rentabilidade, Senar Mato Grosso. Assim, considerando o custo, a produtividade de 103,70 saca/hectare e o preço comercializado de R$ 32,52/saca, em agosto. O lucro, antes dos juros, impostos, depreciação e amortização (Lajida) do produtor modal ficou em -27,92 sacas/ha. Quando comparado com a safra 22/23, a diferença é de -75,12 sacas/ha.

“Para se ter ideia, a última vez que o Lajida ficou negativo foi na safra 17/18. No entanto, se o produtor aumentar o preço para R$ 37,52 saca/ha e obtiver um rendimento de 118,70 saca/ha é possível sair do “vermelho”, ficando com um Lajida de 5,34 saca/ha. Assim, já é esperado que o ciclo 2023/24 seja desafiador, sendo necessário que o produtor tenha seus custos na “ponta da caneta”, analisam os técnicos do IMEA (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária).

“Aproveite as oportunidades de valorização no preço do cereal e relações de troca com insumos. Outro fator ainda indefinido, que pode influenciar no Lajida, é a produtividade das lavouras, que está em aberta”, concluem os analistas do instituto.

Agronotícias – Só Notícias
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...