Aprovada na câmara de Sorriso a criação da Guarda Civil
A câmara municipal aprovou, ontem à noite, em sessão, a transformação da Guarda Municipal de Trânsito em Guarda Civil Municipal. A lei vai ser sancionada pelo prefeito Ari Lafin e os integrantes devem, futuramente, trabalhar armados atuando em outras esferas no setor de segurança pública. De acordo com o secretário de Segurança, José Carlos Moura, o próximo passo será “procurar a Polícia Federal, estabelecer o pedido de convênios.” “Estes guardas precisam fazer exames psicológicos e, após isso será feito um curso de formação com hora exigida, todo este critério e depois vamos adquirir as armas, um caminho que tem vários requisitos e vamos cumprir integralmente, sempre seguindo as ordens da Polícia Federal, para que a gente não desvia deste foco.”
O secretário acrescentou que “temos como exemplo a Guarda Civil de Lucas do Rio Verde, de Sinop que passaram por este mesmo caminho. Então temos a oportunidade de errar menos e até falaram que vão nos ajudar, porque em Lucas do Rio Verde, recentemente eles pegaram armas e estão trabalhando”, detalhou o secretário.
Segundo o coordenador da Guarda de Trânsito, Márcio Pires, “é uma oportunidade que nós temos de fazer o curso, aprender cada vez mais, mas principalmente estarmos protegidos também para trabalhar junto às forças de segurança, igual já trabalhamos, mas como foi dito pelas autoridades, somos os únicos que não estão usando armas letais, usando Sparks. Tivemos inúmeras situações de risco já, que vem acontecendo e todas as cidades vem fazendo essa readequação em duas guardas municipais”, analisou.
Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br