Governador lança prêmio Cidades Inovadoras para incentivar práticas inteligentes
O governador Mauro Mendes lançou, hoje, o Cidades Inovadoras e disse que serve de estímulo para os gestores municipais refletirem sobre meios de desenvolver as cidades apontando que a eficiência é um dos caminhos possíveis para um pensamento inovador na administração pública. O objetivo é incentivar práticas inteligentes e sustentáveis. Os municípios vencedores receberão assessoria de uma equipe multidisciplinar para acelerar o processo de desenvolvimento das ações.
“O desafio das cidades inteligentes é fazer a tecnologia trabalhar a nosso favor. Esse desafio é grande, mas acredito que é possível. Espero que todas as conversas e debates desse evento possam ajudar a todos a refletir, cada um no seu papel e contribuição. E ao final nós possamos dar resultados que possam caminhar nessa direção do presente e do futuro”, declarou Mauro.
Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), serão consideradas três categorias, que variam de acordo com o número de habitantes de cada município: até 10 mil, de 10 a 20 mil habitantes e acima de 20 mil. As prefeituras podem inscrever apenas os projetos e ações desenvolvidos nos últimos 24 meses, a avaliação de cada município será estruturada de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), além de inovação na prestação de serviços, ambiente propício para negócios, além da qualidade de vida.
Os vencedores receberão capacitação sobre inovação na gestão pública; consultoria de projetos para compor um Plano de Desenvolvimento Inteligente; imersão no Smart City Curitiba, além do acompanhamento regular de uma equipe multidisciplinar da Seciteci.
O secretário Allan Kardec, afirmou que a iniciativa, inédita no Estado, vai proporcionar aos gestores um diagnóstico completo das ações inovadoras desenvolvidas pelos municípios e o governo fará busca ativa para garantir a participação de todos os 141 municípios. “ É uma iniciativa inédita para o Estado. Nós faremos busca ativa com todos os prefeitos para que possam participar. No segundo momento vamos fazer diagnóstico sobre como o município tem desenvolvido suas ações no campo da inovação, então cada gestor vai poder acompanhar esse diagnóstico, que vai passar por áreas como a economia”, declarou.
Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br