Intensificação da pecuária depende de tecnologia aliada à gestão pessoas
Consultores de todo o país falam sobre os desafios diários enfrentados no campo na nova temporada da série do Koneksi Agro em parceria com o CanivesteCast
A segunda temporada da série especial da Koneksi Agro em parceria com o CanivesteCast já está no ar e traz entrevistas com renomados consultores nacionais de pecuária. Murilo Guimarães, Rodrigo Paniago, Ricardo Burgi e Miguel Menezes falam sobre intensificação e manejo sob a perspectiva de quem está no campo, prestando serviço para produtores de todo o Brasil. O foco deste novo ciclo de programas é o desafio de engajar pessoas para implantar as ferramentas adequadas e atingir os resultados possíveis.
O engenheiro agrônomo e apresentador do CaniveteCast, Paulo Ozaki, destaca o trabalho dos consultores técnicos para a implementação de tecnologias na pecuária. Ele conta que o primeiro passo a ser superado é a própria rotina dos consultores, que percorrem longas distâncias para atender os clientes e estar presente nas fazendas para levar conhecimento para os produtores.
“Além da rotina exaustiva, os consultores ainda precisam, ao mesmo tempo, estar sempre atualizados sobre diferentes assuntos, não somente dos aspectos técnicos relativos a manejo, mas também sobre mercado, gestão de pessoas. Esses pontos foram destacados por todos os entrevistados”, detalha Ozaki.
Para superar dois desses desafios profissionais, Murilo Guimarães, da Campo S/A, explica que a empresa implantou um modelo de gestão que permite aos consultores estarem presentes no escritório ao menos uma vez na semana justamente para proporcionar essa aproximação entre os profissionais, promover a troca de conhecimento e a qualificação, sem falar na oportunidade de estar “em casa”.
“Começamos a estruturar a empresa para fazer seleção e capacitação de pessoas, temos um departamento de tecnologia, que pesquisa e desenvolve ferramentas para dar suporte aos consultores e clientes. Com o tempo entendemos que era preciso desenvolver também uma cultura, então toda segunda tem reunião de alinhamento, conversa, tem o momento para transmitir essa cultura”, explica Guimarães.
Todo esse preparo antes de ir a campo ajuda os consultores a desempenhar o trabalho dentro das propriedades, que envolve diagnóstico, identificação de ferramentas e capacitação de equipe, que vai desde o proprietário até o peão.
“Às vezes se gasta muito dinheiro na hora errada em comparação ao potencial que a fazenda tem. Um fator primordial na intensificação são as pessoas, gente. Primeiro entendemos as habilidades dos clientes, as necessidades deles, para então apresentar a melhor opção. Nosso diagnóstico mais importante é entender o cliente, seja uma pessoa ou uma equipe”, explica Rodrigo Paniago, engenheiro agrônomo e sócio da Boviplan.
De acordo com o consultor, mais do que apresentar soluções tecnológicas, sobre nutrição, instalações, manejo, é impossível dissociar da questão orçamentária, dos aspectos econômicos. “Não tem como intensificar produção, sem intensificar gestão. É preciso foco”, afirma Paniago.
O experiente consultor Ricardo Burgi, que atua no mercado desde a década de 80, explica que apesar de todas as ferramentas disponíveis hoje, que auxiliam na gestão da propriedade, não há como padronizar o atendimento, pois cada cliente tem características próprias, equipe própria. “O mais difícil é treinar equipe, sensibilizar para que apliquem as ferramentas que vão melhorar os resultados da fazenda e acreditamos que isso se faz com capacitação. As ferramentas vêm como suporte”, afirma Burgi.
Ao todo, a segunda temporada da série da Koneksi Agro tem cinco episódios e aborda a importância do desenvolvimento e liderança na consultoria agropecuária e como o consultor técnico é decisivo para as tomadas de decisões dentro da propriedade.
Todos os programas podem ser acessados pelas principais plataformas de áudio e vídeo e no canal da Koneksi Agro no YouTube.
Por Laís Costa Marques