Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Rússia diz que pode trocar jornalista dos EUA por russo só após julgamento

Rússia diz que pode trocar jornalista dos EUA por russo só após julgamento
Compartilhe!

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A Rússia admitiu que pode “trocar” o jornalista Evan Gershkovich, do jornal The Wall Street Journal, por um prisioneiro russo detido nos Estados Unidos.

O ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que a transferência pode ocorrer após o fim do julgamento de Gershkovich. “A troca de qualquer um só pode ser considerada após um veredicto judicial com acusações concretas”, disse o chanceler à agência russa Tass.

“Quanto a uma [potencial] troca, temos um canal especial para isso, e os serviços especiais têm tratado disso e continuarão a fazê-lo”, acrescentou o ministro.

Gershkovich é acusado de espionagem pela Rússia. Ele foi “preso em flagrante”, segundo o Kremlin, mas não foram apresentadas provas contra o jornalista. A prisão dele pode chegar a 20 anos.

Foi a primeira vez que a Rússia fez esse tipo de acusação contra os EUA desde a era soviética. Na segunda-feira (10), os EUA exigiram a “libertação imediata” do repórter.

O secretário de Estado, Antony Blinken, “determinou que Evan Gershkovich foi detido injustamente pela Rússia”, declarou o porta-voz do Departamento de Estado, Vedan Patel.

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...