Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Hipopótamo de Pablo Escobar morre em colisão com carro na Colômbia

Hipopótamo de Pablo Escobar morre em colisão com carro na Colômbia
Compartilhe!

Um hipopótamo, descendente de animais levados ilegalmente para a Colômbia pelo falecido traficante de drogas colombiano Pablo Escobar, morreu em uma colisão com um SUV em uma rodovia entre Bogotá e Medellín, de acordo com autoridades ambientais que divulgaram a notícia nesta quarta-feira. O acidente ocorreu na terça-feira e destacou o perigo adicional que os hipopótamos, que podem pesar até duas toneladas, representam para os motoristas.

Os ocupantes do veículo envolvido no acidente saíram ilesos, mas o hipopótamo morreu imediatamente após o impacto e foi removido para análise pelas autoridades. Atualmente, há mais de 100 hipopótamos descendentes daqueles que escaparam da propriedade de Pablo Escobar e se espalharam pelos rios próximos. Esses animais foram declarados uma espécie invasora que pode perturbar o ecossistema, uma vez que não possuem predadores naturais na Colômbia.

“Este é um dos perigos que a presença dessa espécie representa”, afirmou David Echeverri López, biólogo da Cornare, a autoridade ambiental local. Ele acrescentou que muitos hipopótamos atravessam a rodovia onde circulam muitos veículos, o que representa um risco para as pessoas. “Os hipopótamos são imprevisíveis e podem atacar uma pessoa a qualquer momento”, destacou o biólogo.

Os hipopótamos foram levados para a Hacienda Nápoles, o jardim zoológico privado de Escobar, nos anos 80, e desde então se tornaram uma atração turística na região. Com a morte de Escobar em 1993, esses animais se reproduziram e passaram a viver livremente nos rios próximos. No ano passado, eles foram declarados invasores na Colômbia e as autoridades ambientais alertam que sua população de cerca de 130 indivíduos pode chegar a 400 em oito anos.

Os hipopótamos também têm impacto no ecossistema local, pois suas fezes podem alterar a composição dos rios e afetar o habitat de outras espécies, como peixes-boi e capivaras. Diante dessa situação, a Colômbia propôs a transferência de pelo menos 70 desses animais para a Índia e México como uma medida de controle populacional.

Leia Também: Homem morre em acidente de carro após sair do funeral do pai

Notícias ao Minuto Brasil – Mundo
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...