Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

uisa promove ações de educação ambiental com crianças da comunidade

uisa promove ações de educação ambiental com crianças da comunidade
Compartilhe!

Iniciativa faz parte da 12ª edição do Programa Doce Peixe desenvolvido pela biorrefinaria

A represa São Lourenço, localizada na área da biorrefinaria Uisa foi o cenário para realização da 12ª edição do Projeto Doce Peixe, desenvolvido pela companhia em Nova Olímpia (MT). A iniciativa trabalha a conscientização de crianças sobre a importância da preservação ambiental e promove a soltura de peixes nativos, contribuindo com o repovoamento dos rios que compõem a bacia hidrográfica do Alto Paraguai.

Cerca de 200 alunos da rede municipal de ensino de Nova Olímpia e da Florescer Ação Social participaram do momento de conscientização ambiental e soltura dos peixes na represa. “Achei muito legal e eu adoraria vir aqui mais vezes. A gente tem que cuidar do meio ambiente. Não podemos jogar lixo no rio, senão a gente vai acabar poluindo a nossa terra e vamos ficar sem água”, relatou a estudante Kauanny Ferreira Alves, de 10 anos.

Foram soltos quatro mil alevinos (filhotes de peixes) de pacu e piraputanga, espécies nativas de peixes da bacia hidrográfica. Nos últimos anos, o Projeto Doce Peixe realizou a soltura de mais de 60 mil alevinos. As atividades de recomposição das espécies são alinhadas conforme os fatores físicos e biológicos do ecossistema aquático, considerando estudos e a legislação vigente. 

A área em que o projeto é desenvolvido integra a região de Cabeceiras do Pantanal, onde a uisa mantém 246 nascentes preservadas. De acordo com o coordenador de Sustentabilidade da uisa, Luiz Carlos Machado Filho, o projeto Doce Peixe atua na recomposição da ictiofauna e principalmente na conscientização das crianças e adolescentes sobre a preservação do meio ambiente. “Essa é uma ação muito importante, que ajuda a repovoar os rios, e aborda questões relacionadas à pesca predatória, a poluição dos rios, o consumo consciente da água, destino correto de resíduos, entre outros temas ambientais”, pontou o coordenador.

A iniciativa contou com o apoio da Florindo Agro, que realizou a doação dos alevinos. “A gente vê as crianças ansiosas para realizar a soltura dos peixes. É um dia de mostrar a elas a importância de preservar a água e as espécies que povoam os rios”, disse o sócio-diretor da Florindo Agro, Fabiano Florindo.

O evento também teve a parceria da Prefeitura de Nova Olímpia. Estiveram presentes no evento cerca de 250 pessoas, entre elas, o coordenador municipal de Meio Ambiente, Proteção e Defesa Civil, Valdeci dos Anjos Gonçalves (Braddock); a secretária de Educação Municipal, Débora Cristiane Ferreira; chefe do departamento de Cultura, Gil Santos, professores, funcionários da uisa, da Florescer Ação Social, Florindo Agro, entre outras pessoas da comunidade.

Acompanhe as ações sustentáveis que a uisa desenvolve nas áreas ambiental, social e de governança (ESG) no site  https://esg.uisa.com.br

SOBRE A UISA

uisa, uma das maiores Biorrefinarias do Brasil, tem um modelo de negócios que permite a transformação de matérias-primas renováveis e seus resíduos em biocombustíveis, biometano, energia limpa, alimentos, fertilizantes orgânicos e ingredientes para nutrição humana e animal. Localizada em Mato Grosso, região com uma das maiores biodiversidades do mundo, a uisa tem como diretriz a maximização da sustentabilidade e a redução das emissões de carbono, a partir do processamento de biomassas.

Da Comunicação Institucional uisa

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...