Smart ForTwo: preço, consumo, detalhes, ficha técnica
O Smart ForTwo é um microcarro europeu que fez muito sucesso e ainda está em produção no velho continente, já estando na terceira geração.
Quem fabrica o Smart ForTwo?
Fabricado em Hambach, uma cidade de origem alemã na França, o pequenino ForTwo é fruto de uma parceria antiga da Daimler, através da Mercedes-Benz com a suíça Swatch, fabricante de relógios de pulso.
Lançado em 1997, o carrinho evoluiu e hoje ainda tem seu público fiel na Europa e EUA, mas já com vistas ao mercado chinês, onde deverá ser produzido pela Geely em recente acordo.
A Mercedes-Benz decidiu vender a fábrica de Hambach para a Ineos, que fará no local o Grenadier. Com isso, o Smart ForTwo será feito na China pela Geely.
Apresentada em 2016, a atual geração é oferecida nas carrocerias hatch e conversível, apesar da marca identificar a primeira como cupê.
Smart ForTwo – Projeto
Com codinome C453, o Smart ForTwo tem ainda a versão conversível como A453 e compartilham 70% das peças e componentes com o Renault Twingo europeu.
A Smart tem ainda o modelo de quatro portas, chamado ForFour, que se aproxima mais do Twingo europeu.
Com 2,695 m de comprimento, 1,663 m de largura, 1,555 m de altura e 1,873 m de entre eixos, o Smart ForTwo foi projetado para ser estacionado na rua em perpendicular.
Isso por seu comprimento ser o mesmo do limite de largura de veículos comerciais grandes, ocupando assim a vaga de um ônibus ou caminhão em transversal.
Feito para dois, como seu nome indica, o ForTwo é um carrinho ágil e descolado, que atrai mais o público jovem e especialmente as mulheres.
Pesando 880 kg, o Smart ForTwo era oferecido atualmente com duas mecânicas a gasolina no mercado europeu até 2019, ambas com o motor Mercedes-Benz M281, que é o Renault H4B/D de três cilindros.
Ele teve uma versão 1.0 aspirada de 76 cavalos, enquanto a 0.9 Turbo dispõe de 90 cavalos. Há também uma versão elétrica com motor traseiro de 90 cavalos e autonomia de 159 km, a definitiva.
Com passagens pelo Brasil, onde foi vendido na segunda geração e teve até uma edição brasileira com sistema mhd (MHEV), o Smart ForTwo é uma opção inteligente para os grandes centros.
Pequenino ao extremo, é muito seguro e ágil, assim como econômico e fácil de guiar. Na Europa, o Smart ForTwo ganharia uma opção frugal com 59 cavalos e motor 1.0 litro, mas esta foi cancelada.
Com linhas joviais, o pequenino da Mercedes-Benz não tem concorrente direto em produção de massa, dado que os ciclomotores diesel franceses são vendidos em poucos países da Europa.
Houve o Toyota iQ, mas ele era maior que o ForTwo e não teve êxito, mesmo convertendo-se no exótico Aston Martin Cygnet…
O Smart ForTwo tem uma estrutura de aço leve e reforçada, que se concentra na célula de sobrevivência hemisférica chamada Tridion, que existe desde a primeira geração.
Ela inclusive compõe a carroceria dos modelos ForFour e Twingo.
Trata-se de uma célula muito segura e já aprovada em testes de impacto, sendo esse o cerne que sustenta o produto desde sempre, dando confiança aos consumidores em um carro tão pequeno.
Tendo 260 litros no bagageiro, o Smart ForTwo tem espaço suficiente para dois adultos de estatura elevada e sua plataforma apresenta motor traseiro, com tração nas mesmas rodas.
Os radiadores de motor e ar condicionado ficavam na dianteira, enquanto o tanque de 28 litros ficava sob os assentos, dando lugar à bateria de 17,6 kWh na versão EQ.
Aliás, esta versão pesa 1.095 kg, devido ao peso da bateria. Esta versão EQ é a que está sendo oferecida em todo o mercado europeu, eliminando as versões 1.0 e 0.9 Turbo.
Estas possuíam câmbio manual de cinco marchas ou automatizado de dupla embreagem com seis marchas, respectivamente. No EQ, a transmissão é direta nas rodas traseiras.
Em alguns mercados, o Smart ForTwo EQ tem 82 cavalos e a autonomia real fica entre 120 e 130 km, dependendo da tocada.
Também essas versões a gasolina anteriormente perderam potência em alguns lugares, caindo para 71 cavalos no 1.0 e 75 cavalos no elétrico, bem menos que os 90 cavalos regulares.
Bem descolado, o Smart ForTwo EQ recarrega sua bateria em apenas 40 minutos num carregador de 60 kW, tendo a célula de energia, garantia de 8 anos.
Na atual geração, a preparadora Brabus também fez suas modificações no ForTwo, com seu Smart Fortwo Brabus, tanto com motor elétrico quanto com motor 0.9 Turbo, mas neste, eles entregavam 109 cavalos.
O Smart ForTwo EQ está sendo vendido na maioria dos mercados da Europa e domina as vendas do produto.
Assim, na Alemanha, o ForTwo EQ Coupé custa a partir de € 18.370, enquanto o Cabrio parte de € 21.630.
Pelo que se viu nas gerações anteriores, o modelo C453 deve ser substituído por uma nova geração até 2024 e esta será totalmente elétrica, usando células da chinesa CATL.
Dessa forma, o Smart ForTwo só existirá como um modelo EQ e gerando uma ou mais variantes localizadas na China com submarca nova e preço mais acessível.
Smart ForTwo – detalhes
O Smart ForTwo tem um visual com linhas bem sinuosas e com frente dotada de faróis full LED com lente tendo projetores duplos, piscas e luzes diurnas em LED envolventes.
Após o facelift de 2019, a frente tem grade apenas na parte inferior, sendo uma grelha bem grande e com diversos furos no desenho.
O para-choque tem molduras laterais envolventes com faróis de neblina e, na atualização, os piscas independentes foram retirados.
Nas laterais, vincos pronunciados nas portas, assim como retrovisores que podem ser pretos ou da cor do carro.
As maçanetas pretas são integradas aos quebra-ventos falsos e pequenas entradas de ar do motor, com as colunas B muitas vezes em cor contrastante para enaltecer as formas do Tridion.
A traseira é um pouco truncada e com vigia bem ampla, com acabamento em preto ou cinza envolvendo o vidro, bem como puxador da porta na própria vigia.
Já as lanternas quase quadradas em LED e ficam mais acima, o para-choque pronunciado tem ainda uma vão com aletas para resfriamento do motor.
A parte inferior do protetor também tem uma grade retangular bem discreta.
No caso do Smart ForTwo Cabrio tem colunas A e B com encaixes para o suporte da capota de tecido, dobrado sobre um suporte no bagageiro.
Trata-se de um sistema de recolhimento e retração da capota de tecido automática, porém, é preciso montar os arcos de teto onde as janelas encaixam e os trilhos do dispositivo se alinham.
Após a instalação destes dois suportes, o teto de tecido desliza suavemente cobrindo a traseira aberta e o teto.
Já no interior, o Smart ForTwo chama atenção pelo painel com difusores de ar circulares e pronunciados, assim como o característico conta-giros num mostrador elevado e apoiado no conjunto.
O painel tem ainda linhas envolventes e multimídia com tela de 7 polegadas e projeção de Android Auto e CarPlay, assim como câmera de ré e funcionalidades adicionais de mídia e telefonia.
Os comandos do ar condicionado automático são arredondados e o cluster tem um arco para o velocímetro e um display central para o computador de bordo.
No caso do volante, este tem três raios com comandos circulares, além de acabamento em couro. A direção é elétrica e tem ajuste em altura e profundidade.
O acabamento das portas é ovalizado e os bancos tem laterais envolventes, com ajuste de altura para o motorista.
Na parte central, o console central tem alavanca com base giratória e comandos dos vidros elétricos, com os retrovisores apenas ajustados na porta do motorista.
Os assentos possuem encostos ajustáveis, mas com limitação de reclinação por causa do bagageiro, que pode ter de 260 a 350 litros, dependendo do ajuste dos bancos.
Na tampa traseira, no Smart ForTwo Cabrio, há também vários compartimentos na parte interna, mostrando a versatilidade do micro carro francês.
Smart ForTwo – versões
- Smart EQ ForTwo Coupé
- Smart EQ ForTwo Cabrio
Equipamentos
Smart EQ ForTwo Coupé – Motor elétrico de 82 cavalos e 16,6 kgfm, transmissão direta nas rodas traseiras, baterias de 17,6 kWh, faróis full LED, luzes diurnas em LED, lanternas em LED e rodas de liga leve.
Vidros elétricos, travas elétricas, retrovisores elétricos, espelho interno dia e noite, conta-giros destacado, ar condicionado automático, direção elétrica, freios com ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e alarme.
Computador de bordo, multimídia com projeção para Google Android Auto e Apple CarPlay, câmera de ré, sensor de estacionamento, fonte 12V, entrada USB, banco do motorista com ajuste em altura e coluna de direção com ajuste em altura e profundidade.
Cintos de segurança de três pontos, para-sóis com espelhos iluminados, iluminação interna, seletor de marcha no console, sistema de som premium, alças no teto, vidros verdes, vidro térmico traseiro e para-brisa degradê.
Lavador e limpador do vidro traseiro, defletor de ar no teto, cobertura do compartimento de bagagem, abertura elétrica da tampa traseira, bagageiro com iluminação, entre outros.
Smart EQ ForTwo Cabrio – Itens acima, capota em tecido de acionamento automático e tampa do bagageiro com compartimentos internos.
Preços
Qual o preço do smart ForTwo?
- Smart EQ ForTwo Coupé – € 18.370
- Smart EQ ForTwo Cabrio – € 21.630
Smart ForTwo – motor
O Smart ForTwo tinha dois tipos de motor, sendo um deles a combustão e outro elétrico. O propulsor a gasolina é o M281 da Mercedes-Benz, que é o H4B/D da Renault, foi retirado.
Ele tem três cilindros e construção em alumínio, com cabeçote de duplo comando de válvulas variável, com aspiração natural na versão de 1.0 litro.
Este tinha 999 cm³ e entregava 76 cavalos a 6.000 rpm e 9,6 kgfm a 2.850 rpm, tendo transmissão manual de cinco marchas nessa proposta.
Já a versão turbinada de 0.9 litro, sendo 898 cm³ de volume, dispunha de 90 cavalos a 5.500 rpm com 13,7 kgfm a 2.500 rpm.
O propulsor tinha transmissão automatizada de dupla embreagem de seis marchas.
O motor elétrico atual tem 82 cavalos e 16,6 kgfm, além de transmissão direta.
Desempenho e consumo
O Smart ForTwo tem desempenho e consumo que difere de acordo com a versão e propulsão, mas novo é movido apenas por energia elétrica.
No caso dessa versão elétrica, a EQ, o consumo é de 6,67 km/kWh e autonomia média de 135 km no ciclo WLTP.
Ele vai de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos na versão Coupé e 11,9 segundos no Cabrio, tendo final limitada de 130 km/h.
Existiu opção com 90 cavalos, mas ela foi reajustada com a perda das versões a gasolina, passando para 82 cavalos.
Modelo antigo a gasolina
Qual o consumo de um smart ForTwo?
Ele tinha câmbio automatizado de cinco marchas, padrão do modelo, com 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
Smart ForTwo – gerações antigas
O Smart ForTwo teve duas gerações anteriores, sendo a primeira lançada em 1997 na ainda parceria com a Swatch, tendo o conceito Tridion em aço de alta resistência para suportar impactos.
Com 2,5 m de comprimento, o primeiro ForTwo usava um conceito de kei car e tinha um pequeno motor de três cilindros montado na traseira com 599 cm³.
Ele tinha três versões com 45, 51 ou 61 cavalos, sendo que em todas, o motor tinha turbocompressor.
Em 2002, a Mercedes-Benz, agora controladora da Smart, aumentou o tamanho do motor para 698 cm³ e a potência foi para 50 ou 61 cavalos.
Para bater de frente com os “quadriciclos” (pequenos micro carros movidos a diesel) franceses, a Smart – cuja produção do ForTwo também era na França – lançou sua versão com óleo combustível.
O Smart ForTwo diesel tinha motor de 0.8 litro com 41 cavalos e bom torque, sendo assim uma opção realmente muito interessante em termos de consumo.
Esta primeira geração, a W450, só teve a versão hatch e câmbio automatizado de seis marchas, mais uma versão Brabus com 75 cavalos.
A segunda geração surgiu em 2007 e logo chegou ao Brasil. Com o tamanho do modelo atual, o Smart ForTwo dessa época manteve o design anterior.
Sua mecânica também preservou o motor diesel, mas com 54 cavalos. Um novo motor 1.0 chegou com 71 cavalos na versão aspirada e com sistema “mhd” e 1.0 Turbo com 84 cavalos.
A Brabus criou sua versão anabolizada do ForTwo Turbo com 102 cavalos.
Para o Brasil, chama atenção no mundo que o país tenha sido um dos poucos a ter versão específica.
Nesse caso, era o Smart ForTwo Brazilian Edition, que trazia o sistema micro-hybrid drive ou “mhd”.
Com sistema de desligamento automático do motor, o propulsor 1.0 tinha 71 cavalos a 5.800 rpm e 9,3 kgfm a 4.500 rpm.
Qual o consumo de um smart ForTwo?
Ele tinha câmbio automatizado de cinco marchas, padrão do modelo, com 13,2 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada.
O ForTwo Brazilian Edition ia de 0 a 100 km/h em 13,7 segundos e tinha máxima de 145 km/h.
Como em todas as gerações do Smart ForTwo, as rodas aro 15 polegadas tinha pneus mais largos na traseira, gerando uma dinâmica de condução interessante.
Smart ForTwo – ficha técnica
Motor | 1.0 | 0.9 Turbo | Elétrico |
Tipo | |||
Número de cilindros | 3 em linha | 3 em linha | |
Cilindrada em cm3 | 999 | 898 | |
Válvulas | 4 | 4 | |
Taxa de compressão | ND | ND | |
Injeção eletrônica | Indireta | Direta, turbo | |
Potência máxima | 76 cv a 6.000 rpm (gasolina) | 90 cv a 5.500 rpm (gasolina) | 82 cv 0 rpm (energia) |
Torque máximo | 9,6 kgfm a 2.850 rpm (gasolina) | 13,7 kgfm a 2.500 rpm (gasolina) | 16,6 kgfm a 0 rpm (energia) |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas | Automatiza de dupla embreagem com sete marchas. | Automática 1 marcha |
Tração | |||
Tipo | Traseira | Traseira | Traseira |
Direção | |||
Tipo | Elétrica | Elétrica | Elétrica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | McPherson | McPherson | McPherson |
Traseira | Multilink | Multilink | Multilink |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve aro 15 polegadas | Liga leve aro 15 polegadas | Liga leve aro 15 polegadas |
Pneus | 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 | 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 | 165/65 R15 na frente e 185/60 R15 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 2.695 | 2.695 | 2.695 |
Largura (mm) | 1.663 | 1.663 | 1.663 |
Altura (mm) | 1.555 | 1.555 | 1.555 |
Entre eixos (mm) | 1.873 | 1.873 | 1.873 |
Capacidades | |||
Porta-malas (L) | 260 | 260 | 260 |
Tanque de combustível (L) | 28 | 35 | 35 |
Carga (Kg) | ND | ND | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 880 | 890 | 1.085 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
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