Brasil: Anfavea quer 135 mil pontos de recarga em 2035
A Anfavea está empolgada com as vendas de carros elétricos no Brasil, que vêm crescendo rapidamente. A entidade que reúne as maiores montadoras do país, agora quer fomentar a infraestrutura nacional.
O objetivo da associação é ter pelo menos uma rede nacional com 135 mil pontos de recarga até 2030.
Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, disse: “Estamos começando um trabalho para puxar o desenvolvimento da infraestrutura de reabastecimento desses veículos no país”.
O plano da Anfavea é atuar em três frentes, iniciando pelo mapeamento de rotas e rodovias mais propícias para receber redes de eletropostos.
Também será trabalhada a relação com parceiros para introdução dessa rede de pontos de recarga e, por fim, pleitear junto às autoridades incentivos para o fomento dos carros elétricos, com isenções de taxas, impostos e rodízio.
A Anfavea calcula que o investimento geral será de R$ 14 bilhões ao longo da década e exigirá o incremento de 1,5% na geração de energia elétrica no país.
Quanto a este último, ainda não se sabe quais serão as adições feitas no Operador Nacional do Sistema Elétrico, mas centrais eólicas e solares poderão contribuir para esta expansão do consumo elétrico.
Estima-se que a frota de carros elétricos no Brasil fique entre 10% e 18% do total nacional, sendo assim calculada em 3,2 milhões de veículos.
Ainda assim, o volume é bem inferior ao esperado por regiões com mercados consolidados, como EUA, Europa e China.
Com o atraso declarado na eletrificação, o Brasil terá de fazer a transição em algum momento, mas antes os híbridos terão a chance de reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
A maior aposta é no híbrido a etanol e depois no combustível vegetal como reagente para células de combustível no lugar de hidrogênio líquido.
Por ora, o carro elétrico ainda é para poucos, mas a participação no primeiro trimestre mostra um bom avanço com 2,6% do market share com esse tipo de veículo.
Entre 2020 e 2021, 35 mil eletrificados foram emplacados no país.
[Fonte: Automotive Business]
Notícias Automotivas
Read More