Ebro: nova picape elétrica espanhola virá ao Brasil?
Com o fim das fábricas da Nissan em Barcelona, Espanha, surgiu a oportunidade de uma nova marca aparecer no cenário europeu e com raízes históricas na península ibérica, a Ebro.
No passado, ela produziu caminhões de origem Alfa Romeo, Ford e Jeep, tendo ainda tratores e atuando entre 1954 e 1987. Agora, ela ressurge elétrica e com uma picape média.
A Ebro aparece como uma das três empresas que atuarão num ecossistema que surgiu com o fechamento das três plantas da Nissan em Barcelona, com capacidade para 40.000 unidades por ano na startup.
A Zeroid fará 60.000 veículos elétricos e outra empresa terá capacidade para mais 30.000, mas serão operações distintas da Ebro.
Esta surge com uma picape elétrica, sob responsabilidade da controladora Ecopower Automotive, que surgiu dessa oportunidade industrial na Catalunha.
De acordo com a Ecopower Automotive, as conversas com a Nissan começaram em 2020 e a empresa diz haver 90% de chance de um acordo ser firmado para se utilizar a plataforma da Frontier.
Segundo a Ecopower Automotive, caso a Nissan não concorde, há um plano B para seguir com o projeto e até mesmo se o complexo D-Hub (com as três plantas) não se sustentar.
A empresa não diz, mas a picape Ebro acabaria se apoiando em algum projeto chinês, certamente. De qualquer forma, o modelo foi feito considerando a possibilidade de não ser baseado na Frontier.
Apesar do visual futurista, a proposta da Ebro – cujo nome da picape ainda não foi revelado – é ter um produto acessível e isso se vê pelo conjunto motriz.
Com chassi de longarinas e travessas, a picape da Ebro terá dois motores elétricos e 163 cavalos com 50,9 kgfm, combinados.
Para um veículo elétrico desse porte é pouco, mas como sua entrega de força é imediata, percebe-se que o foco não será oferecer um desempenho acima da média.
Nesse caso, a Ebro irá de 0 a 100 km/h em 10 segundos e com máxima de 140 km/h, portando células de 78 kWh e autonomia de 360 km no ciclo WLTP.
Com capacidade de 1.000 kg de carga, a picape da Ebro terá de 10.000 a 15.000 unidades feitas anualmente. O preço será de € 64.000 sem incentivos na Espanha.
Os mercados-alvo da Ebro são Europa, África e América do Sul, com chances de vir ao Brasil e, especialmente, Argentina.
A operação terá o Uruguai como ponto de partida. A Ebro poderia adiante, abrir uma linha de montagem em CKD no vizinho do sul, assim como a também hispânica Lupa Motors.
Ebro Pickup – Galeria de fotos
[Fonte: FCE]
Notícias Automotivas
Read More