Ford ainda sem compradores para as fábricas no Brasil
A Ford ainda não encontrou compradores para suas fábricas fechadas no Brasil. A montadora americana tem três instalações cerradas no país, mas a empresa diz haver interessados.
O vice-presidente da Ford, Rogelio Golfarb, disse em coletiva para parte da imprensa nacional, onde revelou: “Ainda não temos nenhuma certeza que vamos progredir, apesar de estar conversando com interessados”.
Com as plantas de Taubaté-SP (motores), Camaçari-BA (carros e motores) e Horizonte-CE (jipes), a Ford tem uma infraestrutura montada e parada desde 11 de janeiro de 2021, exceto no caso da unidade cearense.
Esta fábrica era da Troller e produziu até setembro de 2021, quando os movimentos feitos pelo governo do Ceará não surtiram efeito em negociações para venda da empresa para interessados brasileiros.
Como a Ford decidiu encerrar a marca, compradores em potencial saíram do negócio e a fábrica foi fechada, com a demissão de todos os funcionários.
Agora, apenas o complexo local está disponível para venda, assim como as instalações muito maiores na Bahia e a antiga fábrica da Willys Overland do Brasil (foto acima), no Vale do Paraíba.
Com a Great Wall indo em direção à Mercedes-Benz, com a qual fechou negócio para aquisição da fábrica em Iracemápolis-SP, um potencial comprador saiu do jogo.
Para unidades enormes como Camaçari e Taubaté, sendo que a primeira tem capacidade para 300.000 carros por ano, somente um grande player mundial se arriscaria a comprar.
Um dos potenciais compradores seria a Mazda, contudo, a desejada marca japonesa já deu sinais de que não confia no mercado brasileiro.
Outra empresa que poderia vir com grandes volumes, ainda que a fórmula já não tenha o mesmo efeito de antigamente, seria a indiana Tata Motors.
Nacionais como a CAOA já possuem seus próprios investimentos locais e podemos vislumbrar apenas interessados de outros setores da indústria.
No ABC paulista, por exemplo, a fábrica da Ford está sendo convertida em terminal de logística de cargas.
[Fonte: UOL/Fotos: divulgação/Ricardo Moriah]
Notícias Automotivas
Read More