Hilux 2020: versões, preços, motor, consumo
A Hilux 2020 chegou ao mercado com poucas novidades, já tendo versões de trabalho, intermediária e luxo, empregando três motores e três opções de transmissão.
Com chassi-cabine e cabine simples nas versões de trabalho, com motor diesel, elas são geralmente empregadas por frotas de empresas.
Além delas, a Hilux 2020 tem ainda versão de cabine dupla para uso em frotas, tendo estas versões Narrow e Power Pack.
Fora isso, a Hilux tinha ainda as versões SR, SRV e SRX, equipadas com motores flex e diesel. A versão esportiva GR-S tinha motorização diesel e também a gasolina.
Neste caso, com motor V6 4.0 de 234 cavalos e 38,3 kgfm. Essa opção era acompanhada com propulsor diesel 2.8 de 177 cavalos e 45,9 kgfm.
Hilux 2020 – detalhes
Nas versões SR e SRV, o motor flex empregado era o 2.7 de 159 cavalos na gasolina e 163 cavalos no etanol, ambos com 25 kgfm.
Dispondo de vários itens de conforto e segurança, nesta última se destacava pelos três airbags na cabine simples ou dupla de trabalho, mais as sete bolsas infláveis nas versões comuns.
Feita sobre chassi de longarinas, a Hilux tinha suspensão dianteira de braço duplo e eixo traseiro rígido, sustentado por feixes de molas semielípticas e amortecedores.
Tendo faróis com projetores, grade hexagonal, para-choque com visual parrudo, faixas decorativas, lanternas verticais, rodas de aço ou liga leve, caçamba sem proteção e retrovisores com repetidores de direção.
Por dentro, destaque para multimídia com TV digital, GPS, DVD, câmera de ré e Bluetooth, bem como cluster completo e volante multifuncional.
Bancos em tecido ou couro, além de ar condicionado manual ou automático faziam parte do pacote.
Com caçamba de 1.000 litros na cabine dupla, bem como 1.195 litros na cabine simples.
Fabricada em Zárate, Argentina, a Hilux é uma picape média de boa confiabilidade mecânica, economia de combustível (diesel) e robustez.
Tendo ainda boa imagem como produto, seu valor de revenda é alto e a rotatividade nas lojas é igualmente elevada, sendo um veículo muito procurado, especialmente no interior do Brasil.
Com boas vendas, a Hilux superou rivais como Chevrolet S10 e Ford Ranger, superando ainda outras concorrentes como Nissan Frontier, Mitsubishi L200 e Volkswagen Amarok.
A Hilux 2020 tinha um visual moderno, com frente tendo faróis grandes com lentes simples ou projetores de LED, além de luzes diurnas em LED.
A grade era hexagonal e tinha o logotipo da Toyota ou o nome da marca, no caso da GR-S.
O para-choque tinha molduras laterais com faróis de neblina, enquanto as laterais podiam ter estribos, retrovisores pretos, cromados ou na cor do carro, repetidores de direção, maçanetas cromadas, santantônio de aço cromado ou personalizado (GR-S), faixas decorativas e capô preto (GR-S).
As rodas podiam ser de aço aro 17, assim como de liga leve neste tamanho ou aro 18 polegadas, na SRX. Na traseira, as lanternas eram grandes e verticais, tendo ainda tampa ampla e de fácil acesso à caçamba.
Por dentro, cluster analógico no painel com computador de bordo, mais multimídia com tela de 7 polegadas, dotada de DVD, GPS, TV digital, Bluetooth, câmera de ré e USB. Há também relógio digital destacado.
O volante em couro tem comandos de controle de cruzeiro, paddle shifts, mídia e telefonia, além de computador de bordo.
O ar condicionado podia ser manual ou automático, tendo logo abaixo o comando de seleção de tração 4×2, 4×4 ou 4×4 com redução.
Já os bancos eram em tecido ou couro, com o do motorista tendo ajustes elétricos, além de apoia-braço dianteiro.
Com bom espaço, a Hilux 2020 tem ainda interior protegido por sete airbags, além de cintos de 3 pontos e Isofix.
Tem ainda vidros e retrovisores elétricos, além de travamento central e elétrico, entrada presencial, botão de partida, entre outros. A caçamba de carga tem 1.000 litros e revestimento protetor plástico.
Ela pode ter capota marítima, dependendo da versão, além de ganchos para amarração e iluminação. A Toyota Hilux tem espaço para cinco pessoas.
Hilux 2020 – versões
- Toyota Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020
- Toyota Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020
- Toyota Hilux STD Narrow Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020
- Toyota Hilux STD Power Pack Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020
- Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020
- Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020
- Toyota Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020
- Toyota Hilux GR-S Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020
- Toyota Hilux GR-S Cabine Dupla 4×4 4.0 V6 AT 2020
- Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex MT 2020
- Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020
- Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020
- Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2020
Equipamentos
Toyota Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – Motor diesel 2.8 e transmissão manual de seis marchas, airbag duplo, airbag de joelho, ar condicionado, direção hidráulica, vidros manuais, travas manuais, rodas de aço, caçamba com ganchos de amarração, faróis simples, entre outros.
Toyota Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – Itens acima, mais chassi sem caçamba.
Toyota Hilux STD Narrow Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – Itens acima, mais cabine dupla e caçamba de aço.
Toyota Hilux STD Power Pack Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – Itens acima, mais vidros elétricos, travas elétricas, sistema de áudio, entre outros.
Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – Itens acima, mais transmissão automática, sete airbags, retrovisores elétricos, acabamento interno personalizado, sensor crepuscular, maçanetas cromadas, multimídia com DVD/TV digital/GPS/Bluetooth/USB, volante e alavanca em couro, banco traseiro bipartido, rodas de liga leve aro 17 polegadas, protetor de caçamba, banco do motorista com ajuste em altura, entre outros.
Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – Itens acima, mais bancos em couro, ar condicionado automático, cluster digital, retrovisores com rebatimento elétrico, banco do motorista com ajuste elétrico, porta-luvas com amortecimento, entrada presencial, botão de partida e alarme.
Toyota Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – Itens acima, mais faróis de neblina, luzes diurnas em LED, projetor dos faróis em LED e rodas aro 18 polegadas.
Toyota Hilux GR-S Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – Itens acima, mais capô preto, faixas decorativas, retrovisores pretos, santantônio personalizado, rodas aro 17 exclusivas, para-choques personalizados, interior com acabamento em couro GR Sport, câmera de gravação de vídeo, cluster exclusivo, badge GR Sport, entre outros.
Toyota Hilux GR-S Cabine Dupla 4×4 4.0 V6 AT 2020 – Itens acima, mais motor V6.
Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex MT 2020 – Itens da SR Diesel MT.
Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020 – Itens da SR Diesel AT.
Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020 – Itens da SRV Diesel AT.
Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2020 – Itens da SRV Diesel AT.
Preços
- Toyota Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – R$ 130.360
- Toyota Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – R$ 126.200
- Toyota Hilux STD Narrow Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – R$ 147.205
- Toyota Hilux STD Power Pack Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – R$ 149.705
- Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – R$ 160.490
- Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – R$ 179.990
- Toyota Hilux SRX Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – R$ 196.990
- Toyota Hilux GR-S Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – R$ 220.090
- Toyota Hilux GR-S Cabine Dupla 4×4 4.0 V6 AT 2020 – R$ 204.990
- Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex MT 2020 – R$ 111.990
- Toyota Hilux SR Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020 – R$ 117.990
- Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020 – R$ 129.990
- Toyota Hilux SRV Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2020 – R$ 140.990
Hilux 2020 – motor
A Hilux 2020 teve três motores no mercado nacional, sendo eles das séries 2TR, 1GD e 1GR.
O 2TR é uma linha de motores grandes da Toyota, desenvolvidos para picapes, SUVs e minivans, todos de chassi.
O propulsor de quatro cilindros 2.7 litros tem 2.694 cm³ e bloco de ferro fundido, tendo cabeçote de 16 válvulas com dois comandos variáveis de abertura e fechamento de válvulas.
Já os comandos eram acionados por correia dentada. Com injeção eletrônica flex e pré-aquecimento do combustível, o 2TR tinha 159 cavalos na gasolina e 163 cavalos no etanol, ambos a 5.000 rpm.
O torque é de 25,0 kgfm nos dois combustíveis e obtido a 4.000 rpm, tendo taxa de compressão de 12:1.
Esse propulsor era utilizado com transmissão manual de cinco marchas ou automática de seis marchas, com tração 4×2 ou 4×4.
A arquitetura desse motor foi abandonada pela Toyota em 2022, com o fim da linha 2TR na Hilux e também na SW4.
Já o 1GD é um motor diesel de quatro cilindros com turbocompressor, intercooler, injeção Common Rail e cabeçote com acionamento de comandos de válvulas por corrente.
Tendo 16 válvulas, bloco de ferro fundido e sistema EGR de recirculação de gases de escape, o 1GD tem 2.8 litros.
São 2.755 cm³ e uma entrega de potência de 177 cavalos a 3.400 rpm e 45,9 kgfm a 1.600 rpm, tendo ainda taxa de compressão de 15,6:1.
O motor diesel da Hilux 2020 foi atualizado na linha 2021, tendo sua potência elevada para 204 cavalos e o torque para 50,9 kgfm.
Na Hilux, ele era equipado com transmissão manual de seis marchas, assim como transmissão automática de seis velocidades.
Por fim, a Hilux 2020 tinha a versão GR-S com motor diesel e também com um V6 4.0 da linha 1GR, um propulsor lançado em 2002.
Trata-de um V6 com bloco de alumínio e dois cabeçotes com duplo comando de válvulas variáveis, tendo 24 válvulas acionadas por corrente.
Esse motor tinha 3.956 cm³, sendo um V6 4.0 abastecido com gasolina e dotado de injeção eletrônica multiponto. Ele entregava 234 cavalos a 5.200 rpm e 38,3 kgfm a 3.800 rpm.
O 1GR foi visto aqui algumas vezes em versões da Hilux e da SW4, indo e vindo ocasionalmente em versões que duram poucos meses. A taxa de compressão é de 10:1.
Geralmente equipado com transmissão automática de seis marchas da Aisin com modo Sport e conversor de torque.
Ele deixou definitivamente a linha dos modelos Hilux e SW4, colocando um fim na atuação de motores de ciclo Otto nos dois modelos.
Agora, a picape da Toyota só tem motor diesel como das demais picapes médias do mercado brasileiro.
Desempenho
- Toyota Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – 13,8 segundos e 180 km/h
- Toyota Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – 13,8 segundos e 180 km/h
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – 13,8 segundos e 180 km/h
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – 13,8 segundos e 180 km/h
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 4.0 V6 AT 2020 – 11 segundos e 180 km/h
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020 – 15 segundos e 165 km/h
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2020 – 15 segundos e 165 km/h
Consumo
- Toyota Hilux Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – 9,3/11,2 km/l
- Toyota Hilux Chassi Cabine Simples 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – 9,3/11,2 km/l
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel MT 2020 – 9,0/10,5 km/l
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 2.8 Diesel AT 2020 – 9,0/10,5 km/l
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 4.0 V6 AT 2020 – 6,0/7,6 km/l
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×2 2.7 Flex AT 2020 – 6,6/8,0 km/l (gasolina)
- Toyota Hilux Cabine Dupla 4×4 2.7 Flex AT 2020 – 6,6/8,0 km/l (gasolina)
Hilux 2020 – manutenção e revisão
A Toyota Hilux 2020 tem plano de revisão de 10.000 km ou 12 meses, tendo ainda garantia de três anos sem limite de quilometragem.
A revisão consiste em inspeção de 100 itens, mais troca de óleo do motor, troca do bujão do cárter, filtro de óleo, filtro de partículas do diesel, filtro de ar do motor, filtro de ar, troca de correia dentada, troca de correia em V, velas, complemento de óleo de transmissão automática, fluido de freio e fluido do sistema 4×4.
Há também troca de itens de desgaste natural, tais como pastilhas de freio, discos de freio, lonas de freio, pneus, feixes de molas, molas, amortecedores, buchas de suspensão, coxins de motor e câmbio, pivôs de direção, batentes das torres, entre outros.
As revendas Toyota possuem ainda serviços de alinhamento, balanceamento, cambagem, pintura, funilaria, recall, instalação de acessórios, lavagem geral, limpeza oxi-sanitária, higienização, entre outros.
Nas revendas Toyota, o plano de manutenção é cumprido com padrão bastante elogiado, especialmente o atendimento, premiado diversas vezes. O pós-venda é um dos pontos que valorizaram a Hilux 2020, garantindo assim sua boa reputação no mercado.
Hilux 2020 – ficha técnica
Motor | 2.7 Flex | 2.8 Diesel | 4.0 V6 |
Tipo | |||
Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 6 em V |
Cilindrada em cm3 | 2694 | 2755 | 3956 |
Válvulas | 4 | 4 | 4 |
Taxa de compressão | 12:1 | 15,6:1 | 10:1 |
Injeção eletrônica | Indireta | Direta, turbo | Indireta |
Potência máxima | 159/163 cv a 5.000 rpm (gasolina/etanol) | 177 cv a 3.400 rpm (diesel) | 234 cv a 5.200 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 25,0 kgfm a 4.000 rpm (gasolina/etanol) | 45,9 kgfm a 1.600 rpm (diesel) | 38,3 kgfm a 3.800 rpm (gasolina) |
Transmissão | |||
Tipo | Manual de 5 marchas e automática de 6 marchas | Manual de 6 marchas e automática de 6 marchas | Automática de 6 marchas |
Tração | |||
Tipo | 4×2 ou 4×4 | 4×4 | 4×4 |
Direção | |||
Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
Freios | |||
Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
Suspensão | |||
Dianteira | Duplo braço | Duplo braço | Duplo braço |
Traseira | Eixo rígido | Eixo rígido | Eixo rígido |
Rodas e Pneus | |||
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas | Aço ou liga leve aro 17 ou 18 polegadas | Liga leve aro 17 polegadas |
Pneus | 265/65 R17 | 225/70 R17, 265/65 R17 ou 265/60 R18 | 265/65 R17 |
Dimensões | |||
Comprimento (mm) | 5.315 | 5.315 | 5.315 |
Largura (mm) | 1.855 | 1.855/1.800 (CS) | 1.855 |
Altura (mm) | 1.815 | 1.815/1.795 (CS) | 1.815 |
Entre eixos (mm) | 3.085 | 3.085 | 3.085 |
Capacidades | |||
Caçamba (L) | 1.036 | 1.036 | 1.036 |
Tanque de combustível (L) | 80 | 80 | 80 |
Carga (Kg) | 830 | 1.000/1.195 (CS) | 1.000 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.880 | 2.090/1.805 | 2.090 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
Hilux 2020 – fotos
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