Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

VW paralisará Taubaté por 20 dias em mais escassez de chips

VW paralisará Taubaté por 20 dias em mais escassez de chips
Compartilhe!

VW paralisará Taubaté por 20 dias em mais escassez de chips

A Volkswagen vai parar a fábrica de Taubaté, Vale do Paraíba, por 20 dias a partir do dia 12 de julho, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau).

Nesse período de paralisação, 2,2 mil empregados da unidade entrarão em férias coletivas, sendo essa a terceira vez que a fábrica do interior paulista, atingindo os dois turnos de trabalho na instalação que produz os modelos Gol e Voyage.

O sindicato local informou através de publicação interna, o seguinte:  “O novo período de interrupção na produção acontece por falta de semicondutores e de módulos de airbag para montagem dos veículos”.

Ou seja, não são somente os chips para controle de funcionalidades dos veículos, mas até os componentes de sistemas de segurança. Atualmente, a Volkswagen tem três fábricas paradas só em São Paulo, sendo elas as da Anchieta, São Carlos e São José dos Pinhais.

Estas plantas estão paradas desde o dia 21 de junho e permanecerão assim por 10 dias. Com isso, a escassez de carros novos irá aumentar, dado que a VW é uma das maiores montadoras do país.

Nesse momento, apenas a Stellantis – com suas fábricas de Betim, Goiana e Porto Real – trabalham “tranquilamente”, sustentando praticamente o mercado com alguns players menores.

VW paralisará Taubaté por 20 dias em mais escassez de chips

Pior mesmo é a situação da GM, que está com Gravataí parada desde março e só volta em meados de agosto, se não houver novo adiamento do retorno. São Caetano do Sul também está parada e apenas São José dos Campos opera normalmente.

Se a Covid-19 em 2020 parecia ter sido ruim para as montadoras, a crise do chips está se mostrando algo pior. Falando nisso, até a China – que vinha lidando bem com isso – acabou entrando no olho do furacão.

Na semana passada, a indústria mundial cortou 455.000 carros, mas 197.000 estavam na China e demais players da Ásia. A Europa retirou 158.000 da programação e a América do Norte, cortaram 39.500. A VW é a marca que mais perdeu carros nessa crise: 92.300.

[Fonte: Automotive Business/Auto News]

© Noticias Automotivas. A notícia VW paralisará Taubaté por 20 dias em mais escassez de chips é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...