BMW desenvolve extensor de alcance com etanol para elétrico i3

Ele tem o nome longo, mas promete mesmo é encurtar o impacto no meio ambiente, aliás, nesse caso, até eliminar. Desenvolvido pela engenharia local da BMW, o i3 Zero Impact Emission CO2 Neutral Ethanol Range Extender é, resumidamente, um BMW i3 que usa etanol.
O projeto de Araquari-SC foi feito em parceria com a empresa AVL do Brasil e não altera os números do BMW i3, que entrega 170 cavalos e 25,5 kgfm, sendo aqui auxiliado pelo extensor de alcance de 650 cm³ usado em scooters da BMW Motorrad.
Pequeno, o extensor de dois cilindros permite ampliar o alcance médio do BMW i3 em até 60 km. Mas, para fazer o pequenino motor a gasolina funcionar com etanol, a BMW mudou a taxa de compressão, passando de 10:1 para 14:1.
Com isso, existe menor risco de detonação do álcool. Assim, o BMW i3 passa a reduzir em muito a emissão de CO2 e, através do processo produtivo do combustível, desde a plantação da cana, chegando mesmo a ser nula.
Herbert Negele, Diretor de Engenharia do BMW Group Brasil, diz: “A inovação é algo que está no DNA do BMW Group desde sua fundação, há 105 anos. Esse projeto é mais uma demonstração desse caráter e mais um passo rumo ao futuro da mobilidade sustentável, e reforça nossa estratégia de avançar em eletrificação”.
O projeto do BMW i3 “flex” é “aumentar a atratividade dos veículos elétricos no Brasil e, em simultâneo, promover o desenvolvimento de infraestrutura local, os benefícios da matriz energética brasileira como solução de efeito estufa e emissão de poluentes e o desenvolvimento de engenharia local”.
A ideia da BMW segue um caminho já iniciado pela Toyota com os modelos Corolla e Corolla Cross, mas poderemos esperar outros produtos com tecnologia semelhante para reduzir o impacto da emissão de CO2 e, ao mesmo tempo, garantir o combustível por mais tempo.
© Noticias Automotivas. A notícia BMW desenvolve extensor de alcance com etanol para elétrico i3 é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More