Amarok 2013: motor, desempenho, consumo, versões, preço, revisão

A Amarok 2013 chegou ao mercado nacional com novidades em duas pegadas. A picape média da Volkswagen ganhou inicialmente atualizações de conteúdo e depois aumento de potência na versão S.
Rival de Ford Ranger e Chevrolet S10, Amarok adicionou as alterações de conteúdo nas versões S, SE, Trendline e Highline, sendo que as duas primeiras adicionaram assoalho emborrachado e sensor de estacionamento traseiro.
Receberam ainda controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial e bancos em revestimento sintético.
Na Trendline, a Amarok 2013 acrescentou sistema de áudio com CD player, Bluetooth, USB e SD Card. A opção de transmissão automática de oito marchas foi adicionada, trazendo como recurso modo Sport e trocas manuais.
Também recebeu sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, bem como faróis de neblina. Na topo de linha Highline veio sensor de chuva, retrovisor eletrocrômico, luz temporizada, sensor de estacionamento dianteiro e sensor crepuscular.

Amarok 2013 – detalhes
Poucos meses depois, a Amarok 2013 recebeu outra alteração, mas dessa vez relacionada com o motor diesel 2.0 TDI na versão S. Com o fim da opção de cabine simples 4×2, a picape ampliou a potência de entrada.
O propulsor passou de 122 cavalos a 4.000 rpm para 140 cavalos e 3.500 rpm. Contudo, o torque ficou em 34,7 kgfm a 1.600 rpm, diferente dos demais a 1.750 rpm. Nas versões Trendline e Highline a coisa não mudou.
O polêmico EA189 2.0 TDI manteve os 180 cavalos a 4.000 rpm e os torques de 40,8 kgfm para transmissão manual e 42,8 kgfm para automática, lembrando que esta era de oito marchas com modo Sport e até paddle shifts.
Mas, de volta ao motor 2.0 TDI de 140 cavalos, este recebeu melhoramentos, como alterações no controle de emissões da ECU para atender a legislação L6 do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores).
Com isso, a Amarok 2013 na versão S passava a receber somente diesel S10, que tem 10 partes por milhão de enxofre, sendo assim mais limpo e eficiente. Dessa forma, o propulsor se equipava ao 2.0 TDI mais potente, já atualizado para o L6

Fabricada em General Pacheco, Argentina, a Amarok é uma picape média com chassi de longarinas em U e construção de carroceria em duas partes feitas de aço galvanizado com garantia ampliada contra corrosão perfurativa.
De construção clássica, o modelo da Volkswagen tem motor e transmissão montados em longitudinal com eixo cardã, caixa de transferência (automática) e diferencial traseiro com eixo rígido, sendo interessante seu sistema.
Na Amarok manual, a tração era 4×2 puramente ou 4×2 com opção 4×4. A primeira opção ainda existiu na linha 2013, mas não durou. Já a segunda traz uma ligação direta ao engatar o 4×4. Nesse caso, o uso é somente em baixa aderência.
Isso significa que a Amarok manual “4×4” não pode rodar no asfalto e em velocidade alta, mesmo que seja em piso molhado. É como os antigos sistemas que a Ford usava na Pampa 4×4 e Belina 4×4.
O sistema de redução não existe, sendo a primeira bem curta, enquanto o 4×4 só parado. Como não tem diferencial central, a Amarok manual não pode alterná-los em movimento. Ou seja, 4×4 é somente para uso emergencial ou na lama.

Enquanto o 4×4 é “estranho” na versão manual, bem diferente das rivais com sistema clássico, a Amarok automática também não passa batido na questão inovação ou disrupção, sendo provavelmente a segunda opção.
Com a caixa ZF de oito velocidades, a mesma usada nos Audi e BMW, por exemplo, a Amarok 2013 automática empregava um sistema de tração permanente nas quatro rodas, como o Honda CR-V, por exemplo.
Não há opção de mudança para “4×2”, sendo que a transferência de força ocorre com variação entre os eixos, conforme as condições do pavimento. Assim, tanto na estrada quanto fora dela, o sistema vai atuar segundo o terreno.
Com gerenciamento eletrônico, o sistema permite até o controle de descida, que dispensa o uso de freio em declives acentuados, ajustando assim marcha e tração, além de atuação automática dos freios.
Na linha 2013, a picape recebeu ainda a pintura Marrom Toffee como novidade. A VW Amarok tinha ainda ar condicionado, ar condicionado dual zone, vidros e travas elétricas, retrovisores elétricos e direção hidráulica.
Airbag duplo, freios com ABS e EDB, rodas de aço aro 16 polegadas, rodas de liga leve aros 16 e 18 polegadas, opção de rodas aro 19, multimídia, volante com detalhe em aço escovado, bancos em couro, entre outros.

A Amarok 2013 tinha um estilo conservador com linhas funcionais, como manda a escola alemã inspirada na Bauhaus. O modelo tinha frente com faróis duplos dotados de luzes diurnas e repetidores de direção.
A grade retangular tinha dois frisos cromados, enquanto o para-choque tinha moldura central preta com faróis de neblina e grade de refrigeração. Já a parte inferior do protetor tinha um skid plate com reforços para o fora de estrada.
Nas laterais, as saias de rodas eram abauladas, reforçando a proposta de robustez da Amarok. Os retrovisores eram grandes e, dependendo da versão, tinham repetidores de direção e pintura na cor da carroceria.
As portas tinham vincos pronunciados e maçanetas que podiam ser na cor do carro ou pretas. Na caçamba, as saias de rodas seguiam o estilo das dianteiras. As lanternas traseiras eram grandes e verticais, tendo lentes claras.
A tampa da caçamba tinha superfície lisa e maçaneta embutida, trazendo ainda para-choque com acabamento preto, na cor do carro ou cromado, tendo degrau central com suporte de placa e topo emborrachado.
Leia também sobre a Amarok 2012.

Na Amarok 2013, as rodas eram de aço sem calotas na versão S, enquanto SE e Trendline tinha rodas de liga leve, sendo ambas com aro 16 polegadas, mas com pneus 205/80 R16 ou 245/70 R16, respectivamente.
Já a versão Highline trazia rodas de liga leve aro 18 polegadas com pneus 255/60 R18, mas havia opção de rodas aro 19 polegadas, dando ao modelo um ar mais luxuoso e sofisticado.
Por dentro, a Amarok 2013 tinha um visual funcional e inspirado no Tiguan, com difusores de ar circulares e um conjunto frontal com cluster analógico dotado de computador de bordo, além de conta-giros, velocímetro, combustível e água.
Ao centro, a picape da Volkswagen tinha um sisteam de áudio integrado em 2din e um sistema de multimída com tela de 6,1 polegadas, dotada de CD player, USB, SD Card, Bluetooth, auxiliar e sistema de navegação por GPS.
Abaixo, o ar condicionado era manual ou automático dual zone, tendo ainda a base do seletor de marcha com duas fontes de 12V, tendo ainda volante multifuncional em couro com aplique em aço escovado.

Essa direção tinha ainda comandos de mídia e telefonia, computador de bordo e piloto automático. A coluna de direção era ajustada em altura e tinha assistência hidráulica. Entre os bancos, o freio de estacionamento era manual.
Além disso, havia alguns porta-copos, porta-luvas com iluminação e porta-objetos sob o apoio de braço central dianteiro. A picape trazia ainda vidros elétricos nas quatro portas, mais travamento central elétrico e retrovisores elétricos.
Os bancos eram em tecido, mas havia opção de couro, inclusive nas portas. O banco do motorista tinha ajuste em altura, enquanto o banco traseiro tinha cintos de 3 pontos, apoios de cabeça para todos e sistema Isofix.
Um detalhe interessante era o porta-copos retrátil, embutido no assoalho do carro. Com luzes de leitura, o teto tinha ainda alças (inclusive nas colunas), retrovisor interno dia e noite ou eletrocrômico, além de para-sois com espelhos iluminados.
Os vidros eram verdes e o para-brisa degradê, enquanto o vidro traseiro portava desembaçador elétrico. Na caçamba de 1.200 litros na cabine dupla e 1.814 litros na cabine simples, não havia santantônio de fábrica, assim como capota naval.
O compartimento não tinha revestimento plástico, sendo o material exposto diretamente na carroceria de aço galvanizado. Com estepe sob a estrutura, a Amarok 2013 trinha ainda ganchos móveis para amarração da carga.
Amarok 2013 – versões

- Volkswagen Amarok S Cabine Simples Manual 4×4
- Volkswagen Amarok S Cabine Dupla Manual 4×2
- Volkswagen Amarok S Cabine Dupla Manual 4×4
- Volkswagen Amarok SE Cabine Dupla Manual 4×4
- Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla Manual 4×4
- Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla Automática 4×4
- Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla Manual 4×4
- Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla Automática 4×4
Equipamentos

Volkswagen Amarok S Cabine Simples Manual 4×4 – Motor com 140 cavalos, ar condicionado, direção hidráulica, para-choques pretos, rodas de aço aro 16 polegadas, pneus 205/80 R16, vidros e travas manuais, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento, airbag duplo, freios ABS, entre outros.
Volkswagen Amarok S Cabine Dupla Manual 4×2 – Itens acima, mais cabine dupla e tração 4×2.
Volkswagen Amarok S Cabine Dupla Manual 4×4 – Itens da S 4×4, mais cabine dupla.
Volkswagen Amarok SE Cabine Dupla Manual 4×4 – Itens acima, mais rodas de liga leve, pneus 245/70 R16, vidros elétricos, travas elétricas, preparação para som e alarme.
Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla Manual 4×4 – Itens acima, mais para-choques na cor do carro, retrovisores e maçanetas na cor do carro, sistema de áudio com CD player e USB, bancos com padronagem diferenciada, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento, entre outros.
Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla Automática 4×4 – Itens acima, mais transmissão automática de oito marchas e tração permanente.
Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla Manual 4×4 – Itens acima, mais rodas aro 18 polegadas, pneus 255/60 R18, bancos em couro, volante multifiuncional, multimídia com tela de 6,1 polegadas/Bluetooth/GPS, retrovisor eletrocrômico, piloto automático, entre outros.
Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla Automática 4×4 – Itens acima, mais transmissão automática de oito marchas e tração permanente.
Preços

- Volkswagen Amarok S Cabine Simples Manual 4×4 – R$ 84.470
- Volkswagen Amarok S Cabine Dupla Manual 4×2 – R$ 87.830
- Volkswagen Amarok S Cabine Dupla Manual 4×4 – R$ 91.670
- Volkswagen Amarok SE Cabine Dupla Manual 4×4 – R$ 98.870
- Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla Manual 4×4 – R$ 109.910
- Volkswagen Amarok Trendline Cabine Dupla Automática 4×4 – R$ 116.150
- Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla Manual 4×4 – R$ 124.310
- Volkswagen Amarok Highline Cabine Dupla Automática 4×4 – R$ 130.550
Amarok 2013 – motor

A Amarok 2013 tinha motor EA189 2.0 TDI com duas versões, sendo uma atualizada. Na versão S, a potência subiu de 122 cavalos para 140 cavalos, mantendo o mesmo torque de 34,7 kgfm a 1.600 rpm.
Nas demais versões, a potência continuou em 180 cavalos com dois torques, sendo 40,8 kgfm no manual e 42,8 kgfm no automático, ambos alcançados em 1.750 rpm.
A transmissão era manual de seis marchas ou automática com oito velocidades, mais modo Sport e trocas manuais por alavanca ou paddle shifts. Já a tração era 4×2 com opção de 4×4 provisório ou integral nas quatro rodas no automático.
Desempenho
- Volkswagen Amarok Cabine Simples Manual 122 cv 4×4 – 13,2 segundos e 162 km/h
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Manual 122 cv 4×4 – 13,7 segundos e 161 km/h
- Volkswagen Amarok Cabine Simples Manual 140 cv 4×4 – 12,6 segundos e 168 km/h
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Manual 140 cv 4×4 – 12,7 segundos e 167 km/h
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Manual 180 cv 4×4 – 10,9 segundos e 179 km/h
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Automática 180 cv 4×4 – 10,9 segundos e 179 km/h
Consumo
- Volkswagen Amarok Cabine Simples Manual 122 cv 4×4 – 9,0/12,0 km/l
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Manual 122 cv 4×4 – 8,9/11,9 km/l
- Volkswagen Amarok Cabine Simples Manual 140 cv 4×4 – 9,1/12,2 km/l
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Manual 140 cv 4×4 – 9,0/12,1 km/l
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Manual 180 cv 4×4 – 9,0/12,8 km/l
- Volkswagen Amarok Cabine Dupla Automática 180 cv 4×4 – 8,8/10,8 km/l
Amarok 2013 – manutenção e revisão
O plano de manutenção da Amarok 2013 compreende revisões a cada 10.000 km ou 6 meses, o que vier primeiro. Normalmente é 12 meses em outras marcas, mas na Volkswagen esse tempo é abreviado pela metade.
Se for em serviço pesado ou uso em condições severas, o tempo para troca de fluidos e verificação cai pela metade. Na revisão, troca-se óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de partículas do diesel, entre outros.
A rede VW faz ainda serviços de troca de itens de desgaste natural, recall, funilaria, pintura, instalação de acessórios, serviços de limpeza, entre outros.
Amarok 2013 – ficha técnica
| Motor | 2.0 TDI 122 | 2.0 TDI 140 | 2.0 TDI 180 |
| Tipo | |||
| Número de cilindros | 4 em linha | 4 em linha | 4 em linha |
| Cilindrada em cm3 | 1968 | 1968 | 1968 |
| Válvulas | 16 | 16 | 16 |
| Taxa de compressão | 16:1 | 16:1 | 16:1 |
| Injeção eletrônica | Direta, turbo | Direta, turbo | Direta, turbo |
| Potência máxima | 122 cv a 4.000 rpm (diesel) | 140 cv a 3.500 rpm (diesel) | 180 cv a 4.000 rpm (diesel) |
| Torque máximo | 34,7 kgfm a 1.750 rpm (diesel) | 34,7 kgfm a 1.600 rpm (diesel) | 40,8/42,8 kgfm a 1.750 rpm (diesel) |
| Transmissão | |||
| Tipo | Manual de 6 marchas | Manual de 6 marchas | Automático de 8 marchas |
| Tração | |||
| Tipo | 4×2 ou 4×4 | 4×2 ou 4×4 | 4×4 |
| Direção | |||
| Tipo | Hidráulica | Hidráulica | Hidráulica |
| Freios | |||
| Tipo | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros | Discos dianteiros e tambores traseiros |
| Suspensão | |||
| Dianteira | Duplo braço | Duplo braço | Duplo braço |
| Traseira | Eixo rígido | Eixo rígido | Eixo rígido |
| Rodas e Pneus | |||
| Rodas | Liga leve aro 16 polegadas | Aço aro 14 polegadas | Liga leve aro 17 polegadas |
| Pneus | 205/80 R16 | 245/70 R16 | 255/60 R18 |
| Dimensões | |||
| Comprimento (mm) | 5.254 | 5.254 | 5.254 |
| Largura (mm) | 1.944 | 1.944 | 1.944 |
| Altura (mm) | 1.820 | 1.820 | 1.820 |
| Entre eixos (mm) | 3.095 | 3.095 | 3.095 |
| Capacidades | |||
| Caçamba (L) | 1.814 (CS) 1.200 (CD) | 1.814 (CS) 1.200 (CD) | 1.200 |
| Tanque de combustível (L) | 80 | 80 | 80 |
| Carga (Kg) | 1.215 (CS) 1.044 (CD) | 1.215 (CS) 1.044 (CD) | 1.017 |
| Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.825 (CS) 2.056 (CD) | 1.825 (CS) 2.056 (CD) | 2.073 |
| Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND | ND | ND |
Amarok 2013 – fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Amarok 2013: motor, desempenho, consumo, versões, preço, revisão é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More












