Stellantis registra novamente o Citroën C4 europeu no Brasil
Após registrar imagens de desenho industrial do Novo Citroën C4 no Brasil, na semana passada, a Stellantis agora registra peças e partes do crossover médio da marca parisiense no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial – divulgadas através de sua revista semanal.
Várias partes do crossover francês foram registradas nessa semana, incluindo dois modelos de faróis, com lâmpadas halógenas e de LED (triplos), assim como lanternas, guias de LED traseiras, retrovisores, portas, entre outras partes do acabamento externo e carroceria.
Ainda que o registro de patente seja propriamente uma proteção de direitos industriais para os fabricantes de veículos, eles também servem para anteceder a chegada de um produto novo. No caso do Novo C4 europeu, a adição ao porfólio da Citroën no Brasil seria benéfica, mesmo ele sendo importado da Europa.
Sem o C4 Lounge e as minivans da família C4, a Citroën ficou esvaziada acima do C4 Cactus, assim como abaixo, com ausentes C3 e Aircross. Além disso, o antigo hatch médio se converteu num interessante crossover e com versão 100% elétrica, a ë-C4.
Aliás, além da versão a combustão, essa variante ë-C4 foi registrada aqui também, indicando que se vier de fato, terá ainda uma opção com motor elétrico de 136 cavalos e 26,5 kgfm, bem como baterias de lítio de 50 kWh com autonomia de 350 km no ciclo WLTP.
Feito sobre a plataforma modular CMP ou EMP1, o Novo C4 até poderia ser fabricado aqui, dada sua arquitetura, ainda mais que é visto como sucessor do C4 Cactus na Europa.
Mas, os planos da Stellantis vão na direção dos pequenos derivados dos projetos CC21 e CC24, o que é uma pena, porque o mercado de SUVs está em alta.
De qualquer forma, o problema do C4 europeu é que ele tem um perfil menos familiar que os queridinhos do mercado: VW Taos, Toyota Corolla Cross, Ford Bronco Sport (e não o Bronco, como a Ford induz) e o líder Jeep Compass.
Tal como sugerimos anteriormente, a Citroën poderia adotar a CMP para fazer um rival para estes SUVs médios, usando a arquitetura do Novo C4, mas uma carroceria próxima em estilo e volume do C5 Aircross, porém, com 4,40 m, que serviria também na Índia. Assim, a Peugeot traria finalmente o 2008 para ficar abaixo dele.
Citroën C4 e ë-C4 2021 – Galeria de fotos
© Noticias Automotivas. A notícia Stellantis registra novamente o Citroën C4 europeu no Brasil é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More