Paradas pela Covid-19, marcas já têm filas de 4 meses para novos
Com o agravamento da pandemia de Covid-19, pelo menos 10 montadoras suspenderam a produção de veículos no país e isso vem afetando o mercado automotivo nacional.
Ainda buscando se recuperar das paralisações em 2020, o setor novamente enfrenta o problema de ter demanda, mas não produto. Nas lojas, a espera por um carro novo chega a quatro meses.
Isso sem contar com as paralisações atuais, que entraram em vigor a partir da semana passada e irão pelo menos até a primeira semana de abril em sua maioria.
Assim, muitos consumidores terão de esperar um bom tempo para ter um carro zero km, o que já influencia nos preços do mercado de usados e seminovos, cujos preços estão subindo.
Já existem carros seminovos que custam mais que os zero km, devido exatamente à demanda maior que a oferta. Muitas pessoas precisam trocar seus carros ou mesmo sair do transporte público para ter um veículo em mãos, especialmente por causa do aumento da contágio pelo sars-cov 2.
Da mesma forma, ainda no show room, os preços continuam subindo, com reajustes mensais dos fabricantes. O atraso nas entregas já vem de longa data e mesmo quem adquiriu volumes enormes teve que esperar para receber sua frota, como no caso das locadoras.
Paulo Miguel Junior, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Ablas), revelou que somente agora é que as empresas do setor estão recebendo as encomendas feitas em novembro do ano passado, por exemplo.
Atualmente, Volkswagen, Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Nissan, VWCO, Renault, Toyota, Honda e Hyundai têm fábricas paradas no Brasil.
A GM parou em Gravataí por motivos de peças para seu maior player, o Onix, além de Onix Plus. S10 e Trailblazer sofrem o mesmo problema, mas com produção reduzida.
Outros fabricantes ainda mantêm suas atividades, embora algumas ainda possam anunciar esta semana a suspensão de suas operações por conta da pandemia, o problema mais imediato.
[Fonte: O Globo]
© Noticias Automotivas. A notícia Paradas pela Covid-19, marcas já têm filas de 4 meses para novos é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More