Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Japão: Incêndio em fábrica de chips atinge 30% da demanda global

Japão: Incêndio em fábrica de chips atinge 30% da demanda global
Compartilhe!

Japão: Incêndio em fábrica de chips atinge 30% da demanda global

Poucos de nós devem conhecer a Renesas Electronics. Pois é, com milhares de fornecedores de peças e componentes eletrônicos no mundo, a maioria nem sequer será citada nos sites automotivos, porém, estas empresas são muito importantes para o setor.

A Renesas pode ser tão discreta quanto os japoneses, mas agora ela ganha as manchetes do mundo num momento crucial para a indústria automobilística. Já enfrentando a escassez de chips em diversos lugares, inclusive no Brasil, o setor agora foi abalado por um incêndio na fábrica de Naka, no nordeste do Japão.

Responsável por 30% da demanda global de chips para semicondutores de automóveis, fornecendo principalmente para marcas japonesas como Toyota, Honda e Nissan, por exemplo, a Renesas acabou tendo um enorme prejuízo no pior momento do setor em muitos anos.

A previsão para retomada da produção não é nada boa, estimada em pelo menos um mês. Seiji Sugiura, analista sênior do Tokai Tokyo Research Institute, disse: “Provavelmente levará mais de um mês para retornar ao fornecimento normal. Dado isso, mesmo a Toyota enfrentará uma produção muito instável em abril e maio”.

Japão: Incêndio em fábrica de chips atinge 30% da demanda global

Ele também observa dos demais fabricantes: “Acho que Honda, Nissan e outros fabricantes também enfrentarão uma situação difícil.” Diante do fogo, o mercado financeiro respondeu imediatamente com queda de 3,3% nas ações da Toyota, assim como também baixa nos outros fabricantes-clientes e de até 5,5% na Renesas.

Isso pode afetar a produção também no Brasil, onde a Honda chegou a paralisar a produção do Civic. Não sabemos se a Toyota será afetada aqui, assim como Nissan e outras japonesas, mas o fogo na Renesas é um mau sinal.

Vários analistas de mercado japoneses falam que a recuperação será demorada. Por lá, o governo decidiu ajudar na rápida recuperação da fábrica de Naka, em busca de reduzir o impacto na cadeia produtiva nipônica, que pode simplesmente parar nas próximas semanas ou meses.

[Fonte: Autoblog]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Japão: Incêndio em fábrica de chips atinge 30% da demanda global é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas
Read More

LIVE OFFLINE
track image
Loading...