Citroën poderia lançar SUV concorrente do Compass no Mercosul
A Citroën já definiu sua proposta de entrada para o mercado brasileiro e ela circula por nossas ruas neste exato momento. O chamado C3 Sporty será um crossover compacto de até 4,00 m para ser o mais barato do duplo chevron.
Muito se comenta sobre um sucessor para o C3 como hatch, porém, dadas as vendas do segmento encolhendo lentamente conforme os de SUVs e crossovers só aumentam, seria um grande equívoco da Citroën tentar mantê-lo no mercado, mesmo em nova geração.
Hoje, as pessoas querem SUVs e o que estamos vendo sob camuflagem se encaixa nesse perfil, ficando assim abaixo do C4 Cactus e, talvez, seja um dos primeiros a tentar uma manobra arriscada, adicionando um motor 1.2 com 90 cavalos nas versões de acesso.
Isso, sem dúvidas, será feito na Índia, onde concorrerá com Kiger, Sonet, Venue, EcoSport, Nexon, Brezza e Magnite, entre outros. Para saber mais sobre essa proposta de “SUV popular”, veja nossa matéria sobre o assunto.
Enquanto o C3 Sporty circula, a Citroën mantém sob sete chaves os outros dois produtos da chamada linha C-Cubed. Sabe-se que haverá outro SUV, considerando o citado como um crossover de acesso. Também se fala em um sedã para nosso região, algo que preencheria o vazio deixado pelo C4 Lounge.
Nesse caso, antes de abordarmos o dito SUV, lembramos que a marca registrou o C3L chinês na Argentina, mas a mesma o fez também por aqui, assim como com o Novo C3.
Sobre este sedã, falaremos depois. Mas, de volta ao segundo SUV, o produto será orientado para mercados da Índia e América do Sul. Ele bem que poderia ser o sucessor do atual C4 Cactus e isso faria sentido, visto que o crossover tem plataforma PF1.
Contudo, o mercado regional está vendo dois movimentos em segmentos que eram dominados por apenas um produto. De um lado, falamos de picapes médias monobloco, onde a Fiat Toro reina sozinha. Do outro, o Jeep Compass. Nesse caso, Corolla Cross, Bronco Sport, Taos e, espera-se, o próximo HR-V surgiram para barrar o campeão da ex-FCA.
Na Stellantis, produtos concorrentes continuarão a existir e, ainda mais agora, visto que a nova empresa quer dominar todos os segmentos possíveis com produtos diferenciados. Então, quando falamos de Citroën, há um “algo a mais” em estilo e inovação.
Assim, em vez de um sucessor para o Cactus, que até poderia ser se considerarmos que a Honda fará o mesmo com o HR-V, então um novo “C4 Aircross” poderia ter em torno de 4,40 m de comprimento e 2,67 m de entre-eixos.
A base é a CMP e você já a viu no Novo C4 europeu, mas aqui simplificada. Diferente do crossover-cupê francês, o C4 Aircross indo-sul-americano teria linhas mais robustas como de um SUV de fato.
O estilo ficaria entre o atualizado C3 Aircross europeu e o C5 Aircross, que é bem maior e mais caro que a proposta citada, visto que usa a plataforma EMP2 e não pode ser feito aqui. Para disputar com os SUVs desse porte, o novo carro seria uma opção de estilo premium bem interessante, não é mesmo?
© Noticias Automotivas. A notícia Citroën poderia lançar SUV concorrente do Compass no Mercosul é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More