Avaliação: Novo Duster Turbo vai bem, só falta recheio
O Novo Duster finalmente agora tem o motor turbinado, que tanto esperou chegar e reforça a proposta de ser uma alternativa mais barata em relação ao irmão Renault Captur Iconic.
Usando a mesma mecânica deste, mas somente na versão Iconic, o Novo Duster ganha fôlego para continuar sendo uma opção atraente no mercado, devido principalmente ao bagageiro.
Rústico e robusto, o Novo Duster peca, no entanto, em não oferecer mais além da motorização mais forte, ficando mais evidente em relação ao preço de R$ 136.090.
Mesmo sendo R$ 20.000 mais em conta que o Captur Iconic, poderia ter mais, além dos 170 cavalos e 27,5 kgfm do motor 1.3 TCe com câmbio CVT. Melhorou? Bom, veremos.
Por fora…
O Renault Duster Iconic 2023 não mudou nada em relação à versão 1.6 SCe, exceto pelo badge 1.3 TCe, que revela a motorização do SUV compacto nacional.
Visualmente, o Novo Duster avaliado tinha o pacote Outsider com overbumper dianteiro com faróis de milha, ligados com o farol alto. Ele também adiciona protetores nas portas.
Com faróis de neblina na frente, o Duster Turbo tem ainda rodas de liga leve aro 17 polegadas com pneus 215/60 R17, além de escape com ponteira cromada.
Tendo barras longitudinais no teto, o SUV conta ainda com faróis dotados de luzes diurnas em LED, lanternas em LED. Há também repetidores de direção em molduras nas laterais.
Por dentro…
No interior, também sem mudanças em relação ao Iconic, tendo acabamento preto nos revestimentos das portas e painel, adicionando aplique metalizado nos difusores de ar.
O cluster é analógico e simples, tendo comandos do computador de bordo no volante. Falando nele, tem revestimento premium e ajustes do piloto automático e limitador de velocidade.
Com assistência elétrica, a direção conta com comandos de telefonia no volante e mídia em haste na coluna. O ajuste é em profundidade e altura, o que é bom.
O ar condicionado automático com displays digitais ainda chama atenção num carro tão simples, enquanto a multimídia com projeção para Android Auto e CarPlay precisa de fio.
Ela reproduz ainda as quatro câmeras externas, que atuam individualmente, dando o motorista a opção de olhar qualquer um dos lados independentemente.
Os bancos com revestimento premium são confortáveis, com o do motorista tendo ajuste em altura. Atrás, o espaço poderia ser maior dado seu porte, lembra o Peugeot 2008.
Sem teto solar, o Duster Turbo poderia dispor de mais itens de conforto e segurança, já que nem tem airbags laterais e cortina, mas tem sensor de ponto cego, pelo menos.
Ele apresenta ainda sensor presencial de aproximação para abertura de portas e também botão de partida, assim como duas entradas USB, uma para recarga.
Já o bagageiro com seus 475 litros é ótimo, porém, o espaço usado por ele ocupa em parte o que os passageiros teriam para colocar as pernas.
Por ruas e estradas…
O Novo Duster Iconic 1.3 TCe adiciona um propulsor muito importante para a Renault no mercado nacional, o quatro cilindros H5Ht com 1.332 cm³, turbo e injeção direta flex.
Com tecnologia em dia com o mercado, o 1.3 TCe é o mesmo motor usado nos carros menores da Mercedes-Benz e apresenta números interessantes, como torque de 27,5 kgfm a 1.600 rpm.
Entregando 162 cavalos na gasolina e 170 cavalos no etanol, ambos a 5.500 rpm. O propulsor é acompanhado pela transmissão CVT Xtronic, que simula oito velocidades.
O conjunto da Renault, usado também na Nova Duster Oroch 2023 tem um comportamento ótimo, apesar de o ruído em baixa do motor H5Ht não ser assim tão apreciável.
Apesar da suavidade ao rodar, ele fica incorporado quando se exige mais, subindo rapidamente de giro e até atenuando muito a perda gerada pelo CVT.
Usando-se as trocas de marchas na alavanca, o Duster Turbo consegue um pouco mais de agilidade e o SUV desenvolve velocidade com muita rapidez.
Navegando em torno dos 1.500 rpm na cidade, o Duster Turbo rapidamente sobe de giro, mas também atinge quase 6.000 rpm, garantindo ultrapassagens rápidas e retomadas similares.
O propulsor garante muita força, mesmo em subidas longas, não exigindo assim giro alto para manter a velocidade. O mesmo ocorre nas demais situações do dia a dia.
Na cidade, se exige pouca troca, mantendo o giro baixo e garantindo assim economia, mas como se trata de um motor forte e o Duster pesa 1.353 kg, com etanol o consumo é até bom.
No trecho urbano, ele fez 7,5 km/l e na estrada alcançou 9,7 km/l, ambos com álcool. Tendo tanque de 46 litros, o SUV tem autonomia teórica de 446 km.
O Duster Turbo tem ainda Start&Stop, o desligamento automático do motor, que garante partida rápida para retomar a condução, mas apresentando um tranco incômodo.
Com suspensão robusta, o Duster Turbo filtra melhor as irregularidades do solo e mesmo os buracos mais terríveis no pavimento, ele encara com valentia.
Como o Duster tem acabamento enxuto, existem menos materiais para produzir barulho durante a condução em pisos ruins, o que é ótimo, nesse aspecto.
Tendo direção elétrica, o Duster Turbo mantém certa firmeza do antigo sistema eletro-hidráulico da geração anterior, porém, bem mais leve.
O SUV tem ainda freios com tambor nas rodas traseiras, que bem poderiam ser discos, o que melhoraria o espaço total de frenagem, mas o Duster cumpre bem sua missão nesse caso.
Com rodas aro 17 polegadas e pneus de boa medida, o SUV tem uma calibração mais firme da suspensão e garante boa estabilidade em curvas e desvios de direção.
Bem resistentes à realidade das ruas e estradas do país, o Duster Turbo até convence quanto a questão é ter um veículo robusto para o dia a dia ao volante.
Por você…
O Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023 é um carro com mecânica potente e conforto do câmbio CVT, mas que ainda deve em alguns itens que poderiam compensar além do conjunto motriz.
Tem conteúdo fraco em segurança, apenas com airbag duplo, apesar dos controles de tração e estabilidade, bem como assistente de partida em rampa.
Multimídia e monitoramento de câmeras fazem parte do pacote, assim como sensor de ponto cego, mas poderia dispor mais bolsas infláveis e teto solar elétrico.
Pelo preço, o Duster Turbo Iconic leva vantagem sobre o VW T-Cross 200 TSI (R$ 131.650), devido à motorização mais forte.
O Chevrolet Tracker Premier (R$ 138.850) também tem motor 1.0 Turbo, porém, o Jeep Renegade Longitude 1.3 Turbo tem até 185 cavalos e custa R$ 138.410.
Tirando o tamanho e o porta-malas, o Duster Turbo nesse caso perde em conteúdo e também é superado em desempenho. Então, é importante considerar opções antes de fechar negócio.
Medidas e números…
Ficha Técnica do Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023
Motor/Transmissão
Número de cilindros – 4 em linha, turbo
Cilindrada – 1.332 cm³
Potência – 162/170 cv a 5.500 rpm (gasolina/etanol)
Torque – 27,5 kgfm a 1.600 rpm (gasolina/etanol)
Transmissão – CVT de 8 marchas simuladas com mudanças manuais na alavanca
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h – 9,2 segundos
Velocidade máxima – 190 km/h
Rotação a 110 km/h – 1.850 rpm
Consumo urbano – 7,5 km/litro (etanol)
Consumo rodoviário – 9,7 km/litro (etanol)
Suspensão/Direção
Dianteira – McPherson/Traseira – Eixo de torção
Elétrica
Freios
Discos dianteiros e tambores traseiros com ABS e EDB
Rodas/Pneus
Liga leve aro 17 com pneus 215/60 R17
Dimensões/Pesos/Capacidades
Comprimento – 4.376 mm
Largura – 1.832 mm (sem retrovisores)
Altura – 1.693 mm
Entre eixos – 2.673 mm
Peso em ordem de marcha – 1.353 kg
Tanque – 46 litros
Porta-malas – 475 litros
Preço: R$ 136.090 (base) R$ 137.590 (completa)
Renault Duster Iconic 1.3 TCe 2023 – Galeria de fotos
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