Citroën: CC24 e CC26 para substituir C4 Cactus e C4 Lounge
A Citroën continua seu plano mestre de substituir a base do portfólio fora da Europa, aonde parte da gama atenderá a demanda local por produtos mais específicos, como um futuro C1 em forma de crossover e o Novo C4, por exemplo.
Em mercados onde precisa ganhar (ou retomar) terreno, mas com baixo custo, a marca parisiense prepara a plataforma modular CMP em versão simplificada. Assim, Índia e Brasil estão no radar da Citroën com propostas bem definidas.
Ainda que os planos a seguir pareçam mais indicados para os indianos, a sinergia entre as duas operações é muito maior que se imagina. A Stellantis quer a Citroën como um player de peso na Índia e deseja retomar o brilho do duplo chevron por aqui também.
Diante disso, o primeiro jogador será o CC21, que anda sendo chamado de C3 Sporty. Crossover compacto de até 4 metros, o modelo sucederá o C3 e ao mesmo tempo o Aircross, ambos já parte da história por aqui…
Ele é a promessa de retomada da Citroën na região e início de sua jornada na Carreira das Índias, mas tanto lá quanto cá, haverá mais dois produtos específicos para essa missão. Um deles será o CC24, um SUV compacto para substituir o C4 Cactus.
Não é segredo que a PF1 vai se despedir em breve e com ela seus produtos, como o Novo C3 e o C3 Aircross europeus, por exemplo. O C4 Cactus nacional se encaixa nisso também e o CC24, que aparecerá na Índia em junho de 2022, será seu sucessor, brigando assim como Hyundai Creta, Honda HR-V (talvez se a Citroën apostar num rival para o Compass), entre outros desse segmento.
Além do CC21 e do CC24, a Citroën prepara o CC26, um sedã médio para substituir o já morto C4 Lounge. Este projeto é interessante, uma vez que usa a CMP em vez da EMP2.
Aliás, a base modular já previa um sedã em seu lançamento, com este tendo 4,59 m de comprimento e 2,65 m de entre-eixos como medidas referenciais.
Naturalmente não devemos nos empolgar com Porto Real, visto que El Palomar surge como opção mais viável para um sedã sucessor do C4 Lounge, que pode inovar ao se apresentar como um fastback puro, focando em linhas ousadas para se diferenciar.
Estamos falando de Citroën e isso não nos pegaria de surpresa, trazendo assim a marca da inovação com um carro que bem poderia chegar com portas sem batentes nas janelas e uma carroceria esculpida. Pense em algo como um CLA de baixo custo. Para muitos, seria tentador…
Ambos devem ser feitos com motores Firefly Turbo, tanto 1.0 de 120 cavalos, quanto 1.3 com 150 cavalos, ambos flexíveis. No CC26, uma versão com 180 cavalos e abastecida apenas com gasolina, seria apreciável.
[Fonte: Cartoq]
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