Projeto de comercialização solidária começa a ser desenvolvido em Colíder
Com o objetivo de agregar valor aos produtos produzidos no município, está sendo desenvolvido em Colíder um programa de comercialização solidária, através de parceria entre as secretarias de Agricultura, Industria e Comércio, Assistência Social e Empaer.
O secretário de Industria e Comércio, Lourenço Marani, explicou que a gestão já visitou na cidade vizinha, Sinop, uma experiência que vem sendo desenvolvida pela Unemat, com esse programa. Agora, o programa vem sendo adaptado para Colíder e deve vir ganhando uma oferta maior de produtos locais comercializados com o passar do tempo.
“É um tipo de comercialização diferenciado, ligando diretamente o produtor com o consumidor, um comércio direto. Nós criamos essa oportunidade aqui no nosso município, com um grupo de Whatsapp e decidimos iniciar primeiramente entre nós e os servidores das secretarias envolvidas”, explicou ele.
É uma forma de levar o produto diretamente da propriedade rural, para ser entregue ao consumidor.
O secretário de Agricultura Benedito Moreira Brito destacou que neste momento de pandemia, toda forma de vender o produto é muito importante para o homem do campo.
A secretaria de Assistência Social, Maria Caroline Matheus, destacou que é meta do prefeito Maninho, através da secretaria de Agricultura, fomentar a agricultura familiar. “É uma venda que está se iniciando aos pouquinhos. Gera renda para o produtor e valoriza os produtos feitos aqui. O dinheiro fica no município, então beneficia Colíder de forma geral”, disse ela.
O projeto iniciou hoje com a venda de farinha de mandioca e na próxima semana haverá sal aromatizado e banana.
A farinha de mandioca é produzida artesanalmente.
Da Assessoria