Jeepinho abaixo do Renegade será totalmente elétrico
Os planos mudaram. O chamado “Baby Jeep” continuará a ser um pequeno SUV subcompacto de menos de 4 metros para ficar abaixo do Renegade, porém, ele será totalmente elétrico e apoiado na plataforma e-CMP.
Esse produto é visto como uma oportunidade para a Jeep e com sua meta de eletrificar todas as opções até 2025, a marca americana pretende que seu menor modelo venha com emissão zero.
Como a plataforma STLA totalmente elétrica só surgirá em 2026, a Stellantis não tem outra opção a não ser usar a e-CMP, que já sustenta diversos modelos de marcas que vieram da PSA.
A Jeep diz que está olhando todos os segmentos e que o design da marca sempre parte de um ponto de origem, o clássico modelo da Segunda Guerra Mundial. Assim, o pequenino terá elementos que remetem ao pioneiro.
Pelo que se sabe, o novo Jeepinho terá motorização elétrica padronizada com outros produtos da Stellantis e bateria de lítio de 37 kWh. Esse pacote é supostamente o mesmo de uma versão barata do Peugeot e-208.
Nesse caso, estamos falando em alcance pouco acima dos 200 km. Isso permitiria à Jeep baixar o preço do modelo, competindo em um segmento (de entrada) importante.
Deve-se lembrar que a Peugeot tem um projeto de SUV subcompacto nesses moldes, assim como é esperado um sucessor do C3 europeu 100% elétrico. Na plataforma CMP, o menor entre-eixos é de 2,48 m e poderia servir ao propósito.
Mas, há um detalhe. A e-CMP não foi projetada para receber tração nas quatro rodas. Esse é um requisito obrigatório para um Jeep. Sem a possibilidade de uso da plataforma do Fiat Panda 4×4, a única solução é adotar uma tecnologia recente da Stellantis para adicionar um motor elétrico no eixo traseiro.
A Jeep já fez isso com os modelos Compass e Renegade “4xe” e poderia adaptar ao irmão menor. Se for bem-sucedida, a conversão poderia servir a outros modelos da Stellantis, em especial a próxima geração do Panda 4×4.
Com menor tamanho, ele também pode competir melhor no mercado indiano, recebendo incentivos fiscais extras. Aqui? A única opção seria o mesmo com motor GSE Turbo 1.0 e um sistema 4×4 do Panda.
Entretanto, com Fiat Pulse e Citroën C3, a Stellantis já estará bem representada no mercado nacional, embora um Jeepinho 4×4 não seja nada tão ruim assim.
[Fonte: Auto Express]
© Noticias Automotivas. A notícia Jeepinho abaixo do Renegade será totalmente elétrico é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.
Notícias Automotivas
Read More