Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Peru com molho, cranberry e suco de toranja: como foi a primeira ceia de Natal fora da Terra

Peru com molho, cranberry e suco de toranja: como foi a primeira ceia de Natal fora da Terra
Compartilhe!

Há 57 anos, a missão Apollo 8 celebrou a data no espaço e revelou ao mundo uma nova perspectiva sobre o próprio lar

No dia 24 de dezembro de 1968, a primeira ceia mais distante realizada pela humanidade aconteceu a quase 400 mil quilômetros do planeta. A bordo da missão Apollo 8, os astronautas Frank Borman, Jim Lovell Jr. e William Anders celebraram o primeiro Natal fora da Terra com um cardápio que, apesar das limitações do espaço, buscava reproduzir símbolos da data: peru com molho, cranberry e suco de toranja.

A refeição foi preparada pela Nasa como uma surpresa para a tripulação e marcou um avanço importante na alimentação espacial. Os pratos foram acondicionados em wetpacks, embalagens desenvolvidas para alimentos úmidos, que permitiam preservar melhor o sabor e a textura em ambiente de microgravidade. Até então, as refeições no espaço eram majoritariamente compostas por alimentos desidratados ou em formato de cubos, com pouca semelhança com a comida consumida na Terra.

O cuidado com o cardápio tinha também um aspecto psicológico: em uma missão de alta complexidade técnica e longa duração ajudava a criar uma conexão emocional com o planeta de origem e a reduzir a sensação de isolamento. 

Natal que mudou a forma de enxergar a Terra

Enquanto compartilhavam a ceia, os astronautas protagonizaram outro momento histórico. Naquela mesma noite, transmitiram ao vivo imagens inéditas da Lua e da Terra vistas do espaço, em um programa que se tornaria o mais assistido da história da televisão. Durante a transmissão, leram trechos do livro do Gênesis e enviaram uma mensagem de Natal que seria lembrada por gerações – “Boa noite, boa sorte, um Feliz Natal, e Deus abençoe a todos vocês, todos vocês na boa Terra”.

A missão Apollo 8 também ficou marcada pela fotografia Earthrise, registrada por William Anders, que mostrou a Terra surgindo no horizonte lunar. Um dos registros visuais mais poderosos da história, a imagem revelou pela primeira vez a beleza do planeta visto do espaço e mudou para sempre a forma como a humanidade enxerga seu próprio lar.

Hoje, parte desse episódio pode ser conhecida de perto no Space Adventure, em Balneário Camboriú(SC). O acervo da atração reúne alimentos levados ao espaço durante a missão e que não chegaram a ser consumidos, como cubos de carne, frango com molho, biscoitos, suco de toranja e café, além do negativo original da famosa Earthrise e a foto autografada por Jim Lovell Jr – piloto do módulo de comando e navegador da Apollo 8.

Sobre o Space Adventure

Com o maior acervo de itens originais da NASA fora dos Estados Unidos, o espaço reúne mais de 300 artefatos exclusivos das missões dos programas MERCURY, GEMINI e APOLLO. Ao visitar o Space Adventure, o público tem a oportunidade de ver de perto mesas e peças de controle usadas nas missões Apollo, como as de Houston. Também pode conhecer trajes espaciais autênticos e acessórios usados por astronautas nas missões lunares, explorar réplicas em tamanho real de módulos lunares e vivenciar uma decolagem simulada em sala 360°. O Space oferece ainda sessões em planetário 4K, games de realidade virtual e outras experiências interativas que aproximam o visitante da aventura espacial. 

Saiba mais em: spaceadventure.com.br

Por Imprensa/Assessora de Imprensa

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...