Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Família Langer junto com sua equipe produzem 68 mil mudas de árvores por dia

Família Langer junto com sua equipe produzem 68 mil mudas de árvores por dia
Compartilhe!

Mais que uma história de sucesso, a Família Langer está entre os maiores produtores de mudas do Centro-Oeste e o maior de Mato Grosso. A empresa tem cerca de 60 colaboradores que trabalham 12 meses por ano, para garantir uma produção diária de 68 mil mudas por dia.

Para a Família Langer, além dos números, cada muda carrega um pedaço da história de quem a produziu. “Cada colaborador coloca a mão pelo menos nove vezes em cada planta até que ela esteja pronta para seguir seu destino. É por isso que dizemos que a qualidade está nas pessoas”, contou o empresário Jaldes Langer, que também é membro da Associação de Reflorestadores de Mato Grosso (Arefloresta)

Ele contou que a família chegou em Sinop, a cerca de 500 quilômetros da capital Cuiabá, em 1984, trazendo nas malas coragem e esperança. Quase dez anos depois, deram início aos primeiros plantios de florestas próprias, numa época em que a madeira para compensado e a teca eram as grandes apostas. O que parecia apenas mais uma experiência virou um caminho sem volta: o da produção de mudas.

No começo, tudo era simples, quase artesanal. Em saquinhos de terra, nasciam as primeiras mudas. Com o tempo, a dedicação se transformou em uma estrutura sólida, capaz de abastecer todo o mercado agro florestal de Mato Grosso. “Lá se vão mais de 30 anos de história. Já passamos por várias fases, desde a produção de mudas nativas e de teca até chegarmos ao foco atual, que são os clones de eucalipto”, destacou Langer.

Esta história também tem desafios que se perpetuam até os dias de hoje. O empresário apontou a mão de obra qualificada como uma das principais preocupações. “Hoje vivemos um verdadeiro apagão de profissionais. E como 60% do custo de uma muda está na mão de obra, investir em capacitação se tornou fundamental”, revelou.

Nesse ponto, parcerias são fundamentais e decisivas. “Temos um grande apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e outras entidades do Sistema S. Programas como o 5S e treinamentos contínuos ajudam a reduzir retrabalho e a manter o padrão de excelência”, garantiu.

Langer fez questão de enfatizar que o coração do negócio está mesmo nas pessoas. Salários justos, respeito e condições adequadas de trabalho são valores que o empresário não abre mão. “Hoje se gere pessoas, e pessoas fazem qualidade. transformar dedicação, inovação e cuidado humano em florestas que não apenas abastecem o mercado, mas renovam o presente e projetam um amanhã mais verde”, disse ele, resumindo a filosofia que move o viveiro.

Por Arefloresta

Célio

LIVE OFFLINE
track image
Loading...