Centro de Tratamento Renal Natal Gomes deverá ser inaugurado em Guarantã do Norte até o próximo dia 15
om investimentos na ordem de seis milhões de reais, o Centro de Tratamento Renal Natal Gomes de Guarantã do Norte deverá ser inaugurado até o próximo dia 15 de dezembro. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira(26) pelo prefeito Érico Stevan Gonçalves. “Estamos finalizando o acabamento e alguns ajustes e o CTR deverá entrar em funcionamento entre o dia 10 e 15 de dezembro. A equipe de atendimento aos pacientes já está contratada com médico nefrologista e demais profissionais especializados.” Disse o prefeito Érico.
Os recursos aplicados somam seis milhões de reais oriundos de uma parceria do município de Guarantã do Norte com o governo do estado de Mato Grosso. o CTR tem capacidade para atender 72 pacientes por semana, considerando que os pacientes façam 03 seções semanais.
A implantação do CTR em Guarantã do Norte só foi possível a partir da implantação dos leitos de UTIs no Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, pois a implantação de um CTR só ocorre em localidade que possuam leitos de UTIs.
O funcionamento do CTR é aguardado pelas familías que passam a metade da semana trafegando na perigosa BR 163 para realizarem as sessões de hemodiálise na cidade de Sinop. Essas famílias de Guarantã do Norte e municípios circunvizinhos terão mais sossego, correrão menos perigo e terão mais dignidade considerando que passam a maior parte do tempo na estrada.
“Esse CTR é mais uma entrega da nossa administração para promover a dignidade dessas pessoas juntamente com suas famílias que precisam levantar de madrugada, três vezes por semana, para se deslocarem até Sinop e retornam para suas casas noite adentro. Só quem enfrenta essa realidade sabe o sacrifício que é. O CTR entrando em funcionamento aqui em Guarantã do Norte vai mudar a realidade dessas pessoas e trazer mais dignidade.” Comentou o prefeito Érico.
O presidente da Câmara Municipal vereador Valcimar José Fuzinato, ressaltou o apoio do poder legislativo municipal para a consolidação desse projeto. Valcimar destacou ainda a determinação do prefeito Érico e a importante parceria com o governo do estado para viabilizar os recursos necessários. “Esse Centro de Tratamento Renal além de ser de suma importância para os pacientes e suas respectivas famílias é importante também para o fortalecimento do município como um polo regional nos serviços de saúde.” concluiu Valcimar.
Da Assessoria