Bem-vindo(a). Hoje é Guarantã do Norte - MT

Município quer regulamentar área de preservação para revitalizar parque em Lucas do Rio Verde

Município quer regulamentar área de preservação para revitalizar parque em Lucas do Rio Verde
Compartilhe!

Uma área de 105 hectares de vegetação nativa onde atualmente se encontram o Lago José Ernani Machado e o Parque dos Buritis, no centro de Lucas do Rio Verde, deve ser regulamentada por meio de legislação, informou a prefeitura de Lucas do Rio Verde. O Projeto de Lei do Executivo, encaminhado à Câmara neste mês, institui o local de preservação como Parque Natural Municipal do Córrego Lucas, tornando sua nomenclatura adequada à legislação ambiental.  

De acordo com a prefeitura, para melhorar a área considerada um dos principais pontos de lazer e turismo do município, o município estuda a revitalização do parque. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, traz melhorias, principalmente, no perímetro que abriga o Lago Ernani.   

A proposta é incluir mais postes de iluminação, revitalizar a pista de caminhada e os portais de entrada, instalar novos mobiliários, como bancos, lixeiras e luminárias, além de realizar trabalhos de arborização, incluindo o plantio de árvores com flores e plantas ornamentais.    

Conforme a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a legislação existente até o momento para tratar do parque às margens do Córrego Lucas apenas autorizava sua criação e não o estabelecia como criado efetivamente, apesar da área já ser de uso comum da população.  

“Além disso, foram identificados conflitos técnicos e jurídicos na antiga lei para que a área luverdense fosse cadastrada junto ao Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), do Governo Federal, demonstrando a necessidade de adequação. Esse cadastro interfere, por exemplo, na destinação de recursos públicos para a preservação de áreas como o parque”, informou.  

A secretaria detalhou que trabalhará na criação de um plano de manejo para a área, regulamentando o uso de recursos e dos corredores ecológicos da unidade de conservação. O projeto aguarda avaliação das comissões do Legislativo e, posteriormente, será votado pelos vereadores, informou a assessoria. 

Fonte: Só Notícias
Artigo Original em > www.sonoticias.com.br

LIVE OFFLINE
track image
Loading...